Dia da Mães - Cardápio Especial


Pensar no dia das mães é pensar em carinho, né? E foi com esse sentimento que eu e a Giselle do Lar Doce Casa  preparamos algumas sugestões - do cardápio à produção de mesa - para inspirar você a fazer bonito nesse dia tão especial.

Bouquet de Folhas


Basta separar algumas folhas de alface bem lindinhas e prender com uma cebolinha para formar o bouquet. Para amaciar a cebolinha basta colocá-la em água morna e retirar assim que começar a amolecer, depois coloque em uma vasilha com água gelada para cessar o cozimento. Só assim você consegue dar o lacinho sem quebrar a folha. Você pode servir com o molho de sua preferência, ou para acompanhar uma salada mais completa.

Lasanha de Beringela com tomates assados


Berinjela

1 berinjela
½ lata de tomate pelado
1 dente de alho
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Lave a berinjela e fatie no sentido do comprimento. Tempere com sal, pimenta do reino e azeite a gosto. Grelhe em uma chapa quente e reserve. Caso prefira, asse em forno bem quente até que estejam cozidas. A vantagem da grelha é que além de deixar as marquinhas, o sabor ficar incrível.
Refogue o alho picadinho com azeite e acrescente o tomate pelado. Deixe ferver e reserve.

Tomates assados


360g de tomatinho (usei sweet grape) 
3 ramos de tomilho
1 colher (sopa) de açúcar mascavo
Azeite
Sal
Pimenta do reino

Pique os tomates ao meio e coloque em uma assadeira. Tempere com o azeite, açúcar, sal, pimenta do reino e o tomilho. Leve ao forno preaquecido a 200 graus e asse por aproximadamente 20 min, ou até os tomates estejam macios e caramelizados.

Molho Bechamel

400 ml de leite integral 
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de farinha de trigo
¼ de cebola piqué
1 cravo
1 folha de louro
Noz moscada
Sal
Queijo parmesão ralado

Aqueça o leite com a cebola, cravo e o louro. Em outra panela, derreta a manteiga e acrescente aos poucos a farinha de trigo. Cozinhe por 2-3 minutos sem parar de mexer. Despeje o leite morno aos poucos e vá misturando vigorosamente. Mexa até o molho ferver e tornar-se mais espesso. Tempere com sal e noz moscada a gosto.

Montagem

Forre o fundo de uma assadeira com o molho de tomate pelado. Comece a montagem pela berinjela e vá intercalando os tomates assados, molho bechamel e parmesão ralado.

Eu gosto de montar as camadas como na foto, separadas mesmo. Além de ficar bem bonito, o resultado é perfeito para servir individualmente. Finalize com molho bechamel e parmesão para gratinar. Asse em forno preaquecido a 200 graus até dourar. Sirva quente.

Torta Mousse de Chocolate Tricolor


 240g de chocolate meio amargo 
 240g de chocolate ao leite
 240g de chocolate branco
 300ml de creme de leite fresco
 500ml leite integral
 4 gemas de ovos
 85g de açúcar refinado
 24g de gelatina em pó sem sabor

Pique os chocolates e separe-os em três vasilhas distintas. Na batedeira coloque o creme de leite fresco gelado e bata até conseguir a textura do chantilly, na sequência, reserve. Enquanto isso ferva o leite. Coloque as gemas com o açúcar na batedeira e bata até obter um creme claro e fofo. Hidrate a gelatina conforme instrução do fabricante e adicione à gemada. Depois de misturado vire o leite quente e agregue delicadamente.
Divida em três partes iguais e coloque a mistura ainda quente sobre cada chocolate. Misture bem. 
Por último, divida o chantilly e acrescente em cada uma das porções. 
Coloque a primeira camada de chocolate meio amargo em uma forma de fundo falso. Leve à geladeira até firmar. Repita o processo com o chocolate branco e o ao leite. Leve para gelar até firmar bem. 
Eu fiz em formas individuais e usei um paninho quente para aquecer o aro e desenformar mais fácil. 
* Receita da Momo Confeitaria de Belo Horizonte 
___________________________________

Agora as super dicas da minha amiga Gi do @lardocecasa para você arrasar na produção!!


Arranjo de mesa - Use qualquer vidro transparente... copos, taças, vidros, cumbucas ou até pote de maionese / geleia, o importante é ser transparente! Encha de água e acrescente florzinhas, pode ser do jardim ou qualquer flor. Fica incrível o efeito!!!



Outra dica é usar prendedor de roupa com declaração de amor! Que lindo!! Acrescente algumas flores e pronto! Sua mãe vai se apaixonar e você também!

Essas são as nossas dicas para você tornar esse dia tão inesquecível. Afinal de contas, preparar tudo em casa pode ser muito prazeroso e surpreendente.

Esperamos que você tenha gostado.

Beijos,

Camila Dutra @feitocom.amor e Giselle Martos @lardocecasa


Comentários