Turbante de pescada


Eu adoro peixe e fiquei apaixonada por essa receita que aprendi na escola, pois além de ser muito gostosa é prática.
Todos os créditos dessa receita vão para o chef Helio Takeda, que me ensinou essa maravilha. Eu já perdi a conta de quantas vezes reproduzi em casa e por isso compartilho com vocês.

Turbante de Pescada

- 1 filé de pescada
- 1 batata Monalisa
- Tomatinho cereja (quanto baste)
- 1 dente de alho
- Salsinha
- Azeite
- Sal e pimenta do reino
- Dill/Endro (opcional)

Descasque a batata e corte em rodelas de aproximadamente 1cm de espessura. Ferva em água com sal até ficar macia, mas não desmanchando. Retire com a ajuda de uma escumadeira e coloque em água fria para cessar o cozimento.
Corte os tomatinhos ao meio e tempere com o alho bem picadinho, azeite, sal, pimenta do reino e um pouco de salsinha e dill.
Tempere o filé de pescada com sal e pimenta do reino. A dica é massagear o peixe para que ele absorva os temperos.

Para a montagem:

Em uma assadeira coloque um pedaço grande de papel alumínio untado com azeite. Você deve fazer uma caminha com o papel para apoiar as batatas, como se fosse um pratinho, apenas para evitar que as batatas e os tomates caiam sobre a assadeira e mantenham o líquido do cozimento.
Forre o fundo com as rodelas de batatas e coloque por cima os tomatinhos temperados. 
Pegue o filé de pescada e coloque sobre ele algumas folhas de salsinha e dill. Enrole no sentido do comprimento e deixe a ponta para baixo para montar o turbante. É isso mesmo, só enrolar. Veja na foto como fica o resultado final. Só deixe a ponta para baixo para o acabamento ficar bonito, tá?
Apoie o peixe sobre a batata e os tomates, regue com azeite e coloque mais salsinha por cima. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 10 minutos, mas isso depende do tamanho do filé e do tipo de forno também.

Dica: não precisa fechar o alumínio, pois ele vai aberto ao forno. 
Depois de cozido retire os ingredientes com cuidado e monte no prato para servir. O líquido do cozimento você pode colocar por cima que fica bem gostoso.


Até a próxima.

Beijos.

Comentários