Gazpacho (para o calor!)

Eu sou mais o inverno, adoro um tempo frio, nublado e com chuva. Fico mais disposta, animada...engraçado isso, né? Aqui em SP está muito quente, o que me desanima um pouco, mas nada que uma receita fácil, saborosa e fria não me faça continuar na cozinha (novidade! rsrs...).

Essa é mais uma receita que aprendi na escola. O gazpacho é uma sopa fria feita basicamente de tomate, pepino e pimentão vermelho, e que permite uma série de variações. Essa receita é da Andaluzia, Espanha, e leva pão - eu adorei! Sirva bem fria acompanhada de um pão torradinho.

Gazpacho

Ingredientes:

- 2 fatias de pão de forma (usei integral)
- 3 tomates maduros sem pele e sem sementes*
- 60 ml de azeite
- 1 dente de alho
- 1/4 de cebola
- 1/2 pimentão vermelho
- 1 pepino 
- 30 ml de vinagre de vinho tinto
- sal e pimenta do reino

Modo de fazer:

Em uma vasilha esfarele o pão e misture com o alho picado. Acrescente o azeite, misture bem e deixe repousar por uns três minutos, apenas para que o pão absorva o azeite.

Coloque essa mistura no copo do liquidificador, ou mixer, e acrescente os tomates, o pepino, a cebola e o pimentão, todos picados. Bata até formar um purê. Passe na peneira, dilua com o vinagre de vinho tinto e tempere com sal e pimenta do reino. Dica: coloque aos poucos o vinagre e vá provando para acertar a acidez.

Deixe repousar na geladeira e sirva frio. Ofereça com pão ou legumes em palitos. 

*Para retirar a pele do tomate basta fazer um corte em formato de "x" na parte de baixo do tomate e colocá-lo por um minutinho na água fervente. Retirar, colocar em uma vasilha com água fria para cessar o cozimento e retirar a pele com facilidade.

Garanto que fica deliciosa!

Beijos,
Camila. 

Comentários