Sopa de frango com batata e almeirão



Sempre que eu preparo frango ensopado separo uns dois pedaços para congelar. Como aqui em casa adoramos sopa, acho ótimo ter um pedaço com osso para preparar um caldo mais gostoso.

A pimenta entrou para dar um saborzinho. É que não sou muito fã da vermelhinha, mas estou aprendendo a valorizá-la. Quem me conhece sabe que isso é um grande passo para mim (queria colar uma carinha feliz aqui! rsrsrs).

Agora foco na receita porque ela é fácil e bem gostosa.


Sopa de frango (robusta!)
duas porções

Ingredientes:

- 1 pedaço de frango (usei sobrecoxa)
- 1 dente de alho
- 1 tomate maduro (sem pele e sem semente)
- 1 batata picada em cubinhos
- 1 folha de louro
- 1 colher (sopa) de azeite
- 3 xícaras (chá) de água
- Folhas de almeirão
- Sal 
- Pimenta vermelha (a gosto)
- 1 ovo (opcional)

Modo de fazer:

Em uma panela aqueça o azeite e doure o alho picadinho. Acrescente a pimenta picada, o tomate picado (sem pele e sem semente) e refogue até murchar. Coloque 1 xícara de água e deixe cozinhar por uns 3 minutos.

Coloque tudo no liquidificador e bata bem. Volte o líquido para a panela e acrescente a batata em cubinhos, o frango desfiado* e o restante da água.

* Você pode acrescentar as sobras do frango que você tiver em casa, como eu fiz, ou cozinhar separadamente o pedaço em água com sal para desfiar depois de cozido.

Cozinhe tudo até que a batata esteja macia. Se você quiser transformar a sopa em uma canja acrescente 1/4 xícara (chá) de arroz - cozido, no final do preparo - cru, 15 min antes do final do cozimento da batata.

Acerte os temperos e desligue o fogo. Rasgue as folhas de almeirão grosseiramente e coloque na sopa. Elas irão murchar com o calor existente.

Sirva imediatamente acompanhado de um ovo; que pode ser cru (para cozinhar no próprio calor da sopa) ou poché, a minha versão preferida. 




Comentários