Pavlova com creme de maracujá

Ontem mesmo comentei com umas amigas o quanto adoro merengue! Até por isso me lembrei dessa receita de pavlova que nada mais é que um merengue assado, deliciosamente crocante por fora e cremoso por dentro. Juro, de comer rezando.



Pavlova com creme de maracujá

Merengue:

1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
5 claras em temperatura ambiente
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (sopa) de amido de milho

Modo de fazer:

Bata as claras em neve até obter picos firmes. Não bata demais, pois precisamos conservar a umidade das claras, ok? Acrescente aos poucos o açúcar peneirado e bata até obter um merengue liso, espesso e brilhante.

Desligue a batedeira, vire o vinagre e misture delicadamente. Por último, coloque o amido de milho peneirado e agregue bem.

Forre uma assadeira com papel manteiga e faça um círculo de 20 cm de diâmetro. O meu ficou um pouco mais largo, por isso a minha pavlova ficou mais baixa. 

Coloque o merengue sobre a área do círculo e com a ajuda de uma colher espalhe todo o creme, formando uma cavidade no centro para receber, posteriormente, o creme de maracujá.

Leve ao forno preaquecido a 130 graus por aproximadamente 1 hora e 30 minutos. Se o seu forno for a 160 graus coloque uma colher de pau na porta do forno para reduzir a temperatura interna.

O merengue vira um suspiro seco por fora e cremoso por dentro. Deixe dentro do forno até esfriar completamente antes de finalizar a sobremesa.

Creme de maracujá:

5 gemas
1/2 xícara (chá) de açúcar refinado
1/2 xícara (chá) de manteiga
1 xícara (chá) de polpa de maracujá


Em uma vasilha peneire as gemas e misture com a metade do açúcar.

Leve ao fogo uma panela com metade da manteiga, o restante do açúcar e a polpa do maracujá passada pela peneira. Deixe ferver e desligue o fogo.

Com a ajuda de uma concha vire parte do líquido quente na gemada e mexa vigorosamente com um fouet. Esse processo se chama temperagem e evita que as gemas cozinhem depressa demais e formem grumos.

Volte essa mistura para a panela com o restante do líquido, ligue o fogo e mexa até engrossar.

Desligue o fogo, acrescente a manteiga e misture bem.

Vire o creme em uma vasilha e cubra com plástico filme, que deve encostar na superfície do creme quente para evitar que se forme uma película grossa.

Leve para gelar por aproximadamente 3 horas. 


Montagem:

Separe um prato lindo e coloque uma colher de sopa do creme de maracujá no centro dele. Isso vai firmar a base do suspiro no prato, evitando que ele fique solto.

Retire o disco de suspiro do papel manteiga e coloque-o no centro do prato. Vire delicadamente o creme de maracujá sobre ele.

Decore com as sementinhas da fruta e finalize com açúcar de confeiteiro.

Pronto, a pavlova em sua melhor versão. Afinal de contas quem resiste ao contraste do doce com o azedinho?! Huummm...

Comentários

  1. Olá Camila suas receitas são muito boas mais acho que vc também deveria colocar as medidas em peso pois facilita ainda mais pra gente pois a receita vai dar sempre certo e com as medidas em xícara tenho sempre muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Camila suas receitas são muito boas mais acho que vc também deveria colocar as medidas em peso pois facilita ainda mais pra gente pois a receita vai dar sempre certo e com as medidas em xícara tenho sempre muitas dúvidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário