Sopa de tomate com pimentão vermelho


Essa é uma das sopas mais gostosas que eu faço. Adoro a acidez do tomate com o sabor do pimentão vermelho, que resulta em uma sopa creme de textura suave e sabor marcante.

Em casa faço quando quero um preparo rápido com resultado reconfortante, acho os dias frios perfeitos para servi-la acompanhada de ricota fresca e um fio de azeite. De qualquer maneira também é perfeita para ser servida fria - em tacinhas pequenas vira uma entradinha deliciosa para abrir o apetite.

Sopa de tomate com pimentão vermelho

Ingredientes:

1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 lata de tomate pelado
1 medida (da lata do tomate) de caldo de legumes*
1 pimentão vermelho grande
1 cenoura pequena
1 folha de louro
3 ramos de tomilho fresco, mais alguns para finalizar
100 g de ricota fresca

Modo de fazer:

Lave o pimentão e queime-o na chama do fogão, que deve estar em fogo alto, até que toda a pele esteja chamuscada. Para isso, vá virando com a ajuda de uma pinça tomando o cuidado de não furá-lo. 

Retire o pimentão ainda quente, coloque-o dentro de um saco plástico, feche e deixe descansar por uns 20 minutos. O objetivo aqui é que ele esfrie abafado para que a pele saia com facilidade. 

Depois de frio passe-o em água corrente e retire toda a pele. Reserve.

Em uma panela funda aqueça o azeite e refogue a cebola com o alho, vire a cenoura ralada e mexa bem.

Acrescente a lata de tomate pelado, o pimentão picado, a folha de louro, os ramos de tomilho e o caldo de legumes. Tempere com sal, pimenta do reino e deixe cozinhar até que a cenoura esteja cozida.

Bata tudo no liquidificador e volte o caldo para a panela. Deixe encorpar e acerte os temperos. Caso opte por um creme mais ralo acrescente mais caldo nesse momento.

Coloque a sopa em um prato fundo e finalize com a ricota fresca esmigalhada, ramos de tomilho e azeite.

* Use água caso não tenha um caldo de legumes caseiro. 




Comentários