Abóbora assada com saladinha de grão-de-bico

Essa combinação é um prato cheio. Além de ser super nutritivo e leve, você pode usar e abusar das duas receitas separadamente. A abóbora assada acompanha super bem até o arroz com feijão do dia a dia, e a saladinha de grão-de-bico valoriza ainda mais um mix de folhas verdes. 


Abóbora assada com sálvia

1/2 abóbora japonesa 
6 dentes de alho
Sal
Pimenta do reino
12 folhas de sálvia
Azeite

Preaqueça o forno a 200 graus.

Limpe a abóbora e corte em fatias grossas. Eu normalmente deixo a casca, mas você pode retirar também.

Em uma assadeira untada com azeite deite as fatias de abóbora e tempere com sal e pimenta do reino. Distribua os dentes de alho (com casca), as folhas de sálvia e regue com mais azeite.

Feche a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Quando perceber que está macia, retire o papel alumínio e deixe no forno até dourar.

Você pode servir fria ou quente - até mesmo bater no liquidificador com um bom caldo de legumes para transformar em um creme gostoso e reconfortante - mas reserve algumas folhas de sálvia do assado para acompanhar o prato. Fica uma delícia!

Saladinha de grão-de-bico

1 lata de grão-de-bico em lata (uso Bonduelle)
1/2 cebola roxa
1/4 xícara (chá) de salsinha 
1/2 limão (suco e raspas)
Sal 
Pimenta do reino
Azeite

Abra a lata, escorra o grão-de-bico em uma peneira e lave em água corrente.

Pique a cebola e a salsinha em pedaços bem pequenos, tempere com sal, pimenta do reino e o suco do limão. Acrescente o grão-de-bico escorrido e junte o azeite - o suficiente para formar um caldinho. Acerte os temperos e leve para a geladeira até o momento de servir. Deixe as raspas do limão para finalizar o prato no momento de servir.

Sirva os pratos separadamente ou junte-os numa refeição de sabores contrastantes, como eu fiz. 

Até a próxima.

Comentários