Sobrecoxa de frango com molho de mostarda


Seja para o frango ou para a carne vermelha esse molho é uma excelente pedida. E foi na casa da querida Andrea que comi esse molho pela primeira vez - servido com carne vermelha. Como aqui em casa o franguinho tem sempre lugar de destaque, caprichei nos pedaços de sobrecoxa e servi acompanhado de arroz integral com cenoura. Além da praticidade, o sabor fica maravilhoso. 

A minha principal dica é que você não use uma frigideira antiaderente, pois o objetivo é que parte do suco da carne fique retida no fundo da panela para conseguirmos retirar o máximo de sabor dessa etapa. Normalmente, uso uma frigideira larga de inox.


Sobrecoxa de frango com molho de mostarda
2 porções

4 pedaços de frango (coxa, contracoxa, filé de peito...)
1 dente de alho amassado
1/2 cebola picadinha
1 limão espremido
1/4 xícara (chá) de azeite (mais o suficiente para selar)
Sal e pimenta do reino a gosto
300ml de creme de leite fresco
2 colheres (sopa) de mostarda Dijon
Cebolinha a gosto

Faça uma marinada com o azeite, limão, alho, cebola, sal e pimenta do reino. Coloque os pedaços do frango e deixe na geladeira por 30 minutos.

Com um papel toalha seque bem todos os pedaços do frango e reserve o caldo da marinada.

Aqueça bem uma frigideira com um fio de azeite e coloque os pedaços do frango. Sele dos dois lados até que estejam dourados.

Coloque os pedaços do frango em uma assadeira, vire a marinada sobre a carne, e leve ao forno preaquecido a 180 graus até que estejam cozidos e úmidos.

Enquanto isso, vire o creme de leite na frigideira do frango e com a ajuda de uma colher raspe todo o fundo para retirar os sucos da carne que ficaram impregnados na panela. Acrescente a mostarda e mexa bem. Acerte o sal e vire sobre o frango no momento de servir. Caso opte por um molho mais ralo, acrescente mais creme de leite ou leite integral.

Na foto não dá para ver, mas ficou bastante molho no fundo da panela porque dobrei a receita. Uma perdição!!

Comentários