Cocotte de ovos com salmão defumado


O que não pode faltar na minha cozinha é ovo - eu amo muito! E essa receita, se é que podemos chamar assim, é tão fácil e tão prática que você pode preparar a qualquer hora do dia em poucos minutos.

Cocottes são pequenos recipientes refratários que servem para ir ao forno, como mini panelinhas e ramequins, sempre em porções individuais. Então, caso você não tenha nada específico use xícaras pequenas para cumprir esse papel.

As variações são inúmeras e vale ser criativo a ponto de limpar a geladeira e colocar todas as sobrinhas junto com o ovo. Garanto que fica uma delícia!!



Cocotte de ovos com salmão defumado
Duas porções

2 ovos frescos
6 colheres (sopa) de creme de leite
1/4 cebola roxa em fatias finas
Fatias de salmão defumado (quantidade a gosto)
Salsinha
Sal e pimenta do reino
Azeite
Fatias de pão para companhar

Forre duas tigelinhas individuais com um fio de azeite e coloque 3 colheres de creme de leite em cada uma delas. Coloque por cima as fatias de cebola roxa, a salsinha e o salmão defumado. Tempere com sal e pimenta do reino. Quebre separadamente os ovos e coloque, delicadamente, um em cada tigelinha. Não é para misturar, ok?

Coloque tudo em uma assadeira com água para cozinhar em banho-maria por uns 25 minutos em forno preaquecido a 180 graus. Você pode fazer no microondas deixando apenas 3 minutinhos, mas o resultado não me agrada tanto - acho que fica ressecado demais. 

Sirva com um pão gostoso e nada mais.

Entenda que você pode colocar os ingredientes que quiser: tomatinho, azeitona, espinafre, bacon,cogumelos... O que vale é respeitar a base de creme de leite (para dar cremosidade) e o ovo. E teste as duas maneiras de cozimento até para entender se o tempo de forno que sugeri deixa os ovos no ponto que você gosta. 

Até a próxima.

Comentários

Postar um comentário