Bolo amanteigado de peras com nozes


Mais um bolo delicioso para vocês. Eu estava com muitas peras em casa por conta das encomendas do bolo de peras com amêndoas, por isso precisava aproveitá-las ao máximo.

Quando passei a entender a química e a função dos ingredientes ficou mais fácil desenvolver as receitas. Para esse bolo parti de uma base amanteigada porque queria um resultado com estrutura para uma forma trabalhada e com textura bem fofinha.

Essa forma linda é de silicone e comprei em uma loja de confeitaria aqui em SP. Normalmente, as pessoas encontram dificuldade em trabalhar com esse tipo de forma e realmente acredito que a qualidade do material interfere, e muito, no resultado final. Agora, confie nessas informações:

- use um pincel de silicone para lambuzar toda a forma com manteiga ou gordura vegetal derretida;

- polvilhe farinha de trigo e certifique-se que todas as partes estejam completamente cobertas e sem falhas. Retire o excesso dando leves batidinhas na forma;

- vire a massa e mexa a forma para que todo o conteúdo entre nas cavidades, principalmente se a sua forma for muito trabalhada e cheia de detalhes;

- apoie a forma em uma assadeira antes de levar ao forno, isso evita que ela se deforme no forno;

- a mais importante: asse o bolo na forma de silicone em temperatura mais baixa do que as demais!! Você vai assar por mais tempo, mas vai garantir um bolo assado e sem o fundo tostadinho, como normalmente acontece. Essa informação é valiosa!! 



Bolo amanteigado de peras com nozes


1 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara (chá) de açúcar 
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
4 ovos
160 g de peras maduras (aprox. 2 peras)
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
1 pitada de sal
1/2 xícara (chá) de nozes picadas


Pincele com manteiga derretida uma forma de furo no meio com aproximadamente 20 cm de diâmetro. Polvilhe farinha de trigo e retire o excesso. Reserve.

Preaqueça o forno a 170 graus.

Junte e peneire todos os ingredientes secos e reserve.

Quebre os ovos em uma vasilha e bata levemente com um garfo apenas para homogeneizar. 

Descasque as peras e pique-as em pedaços pequenos. Com a ajuda de um mixer, ou processador, faça um purê e reserve. Caso as peras não estejam maduras, acrescente um pouquinho de água para facilitar essa processo, mas lembre-se de coar o purê caso fique com muita água.

Coloque a manteiga na batedeira e bata até ficar leve e fofa.

Acrescente os açúcares aos poucos e continue batendo até obter um creme claro. 

Vire a misture de ovos em três adições e bata apenas para homogeneizar.

Com a batedeira desligada coloque o purê de peras e misture delicadamente.

Adicione os ingredientes secos alternando com o leite. Misture vigorosamente para que a massa fique uniforme e cremosa. Você pode fazer isso com a batedeira ligada na função mais baixa, apenas para misturar, ok? Esse processo deve ser rápido.

Acrescente as nozes e misture.

Verta a massa na forma e leve ao forno preaquecido a 170 graus por 15 minutos. Diminua a temperatura para 160 graus e asse por aproximadamente 35 minutos. Espere esfriar para desenformar.

Dica: Caso queira fazer uma caldinha aqueça 1 colher (sopa) de manteiga com 3 colheres (sopa) de açúcar mascavo até derreter. Acrescente creme de leite aos poucos mexendo sempre até chegar na cor e textura que você quiser (mais rala ou mais grossa). Vire sobre o bolo e decore com nozes picadinhas. Lembrando que isso é totalmente opcional!!!


Espero que gostem.

Beijos,

Camila Dutra

Comentários

  1. Obrigada por compartilhar gostosuras Camila. Seus bolos saltam aos olhos e é nítido que tudo é feito com muito amor mesmo! Partiu para cozinha em 3, 2, 1....excelente fim de semana pra você!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho,Marieta!!! Fico feliz que você identifique tanto carinho por aqui. Beijos, Camila.

      Excluir
  2. Camila, me surpreendeu o interior do bolo. Que cor maravilhosa! Salivei rs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia!!! Que maravilha!! Assim que você me mande notícias. Beijos carinhosos. Camila

      Excluir
  3. Apaixonada por suas receitas!!!!! Muito obrigada por compartilhar. Vou experimentar e depois publicar no meu perfil do instagram @ohmybossa ;-)

    ResponderExcluir
  4. Olá Camila! Já fiz o bolo de coco e deu super certo. Hoje fiz esse de pêras, está no forno. Fui lendo a receita e fazendo, mas, não sei se só eu fiz isso: quando você disse para peneirar os ingredientes secos, peneirei os açúcares também! Só depois que vi que tinha que acrescenta-los depois de bater a manteiga. Como não tinha misturado tudo, consegui separar boa parte. Espero que dê certo! Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também fiz isso... Peneirei todos os secos na mesma tigela. Depois tive que misturar tudo com a manteiga e ovos. Acredito que a forma como o texto foi escrito está induzindo a este erro. Mas mesmo fazendo "errado" o meu bolo ficou ótimo!!!! Parabéns e obrigada à Camila.

      Excluir
  5. Olá Camila, posso substituir as peras por maçãs? Amo suas receitas. São todas deliciosas e ráticas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário