Ensopado de linguiça com ovo escalfado


Vou me ater às denominações...

Se ragu é um molho preparado com carne, vinho, legumes e extrato de tomate, eu tenho aqui um ensopado. Isso porque só a carne foi para a minha panela. Eu não tinha vinho, legumes e muito menos extrato de tomate para enriquecer o molho - que para uma refeição feita em 30 minutos - ficou maravilhosa.

O escalfado do ovo é a técnica do cozimento, ou seja, cozinhá-lo em líquido fervente, no nosso caso, o molho. O resultado é incrível, principalmente para quem adora uma gema mole como eu.


Ensopado de linguiça com ovo escalfado


4 gomos de linguiça (uso a de pernil suíno)
1 colher (sopa) de óleo vegetal
1/2 cebola 
3 dentes de alho
1 lata de tomate pelado
200 ml de água
1 colher (café) de erva-doce em sementinhas
Sal e pimenta do reino a gosto
Ramos de tomilho
Salsinha a gosto
2 ovos

Em uma tábua abra as linguiças e retire a carne, descartando a pele. Pique na ponta da faca até obter pedaços bem pequenos e uniformes.

Em uma panela aqueça o óleo, coloque a linguiça e refogue até dourar.

Assim que a carne estiver bem douradinha acrescente a cebola picadinha e logo depois o alho amassado. Refogue por mais 3 minutinhos.

Vire parte da água na panela e raspe bem o fundo para soltar todo o sabor impregnado.

Abra a lata do tomate pelado e vire em uma vasilha funda. Com as mãos esprema os tomates para que se misturem ao caldo da própria lata. Eu aprendi na escola que não devemos cortar as sementes dos tomates quando queremos um molho menos ácido, por isso espremo com as mãos.

Coloque o tomate espremido na panela com o restante da água e acrescente a erva-doce e os ramos de tomilho. Acredite, erva-doce combina perfeitamente com carne de porco.

Cozinhe em fogo baixo por aproximadamente 20 minutinhos. Você pode pingar água caso o molho seque demais. Acerte os temperos para finalizar.

No momento de servir quebre os ovos em uma tigelinha separada e acrescente-os dentro do molho. Tampe a panela e deixe cozinhar de 5 a 7 minutos. 

No momento de servir coloque um pouco do molho em um prato ou travessa individual e sirva com o ovo por cima. Finalize com a salsinha e pimenta do reino moída na hora. Pão é o acompanhamento perfeito!

Simples, rápido e delicioso.

Até a próxima!


Comentários