Tartar de salmão e cuscuz com beterraba



A inspiração dessa receita veio do almoço do meu aniversário. Na ocasião, saí com algumas amigas para celebrar o dia no restaurante Manioca que fica no shopping Iguatemi São Paulo, que por sinal super recomendo. O meu pedido foi um tartar de atum com quinoa e eu simplesmente amei!! Bom, vocês já conseguem imaginar a minha ansiedade para preparar a minha versão...e assim surgiu essa receita aqui. 

Pensei logo no salmão (amo!!) e no cuscuz para variar a quinoa. A ideia da cor veio depois - depois de algumas horas pensando em deixar a receita com a minha identidade - e eu queria justamente fazer uma ligação entre o tom do salmão e o do cuscuz...para a beterraba foi um pulo.

A receita é fácil e muito gostosa. Realmente espero que vocês façam, porque a combinação é saborosa e o visual incrível. 


Tartar de salmão e cuscuz marroquino com beterraba
(2 porções)

Para o cuscuz marroquino

1/2 xícara (chá) de cuscuz marroquino
1/2 xícara (chá) de suco de beterraba*
sal e pimenta do reino a gosto

Ferva o suco de beterraba, desligue o fogo e vire todo o cuscuz marroquino sobre o suco. Tampe a panelinha e espere hidratar durante 5 minutinhos.

Com a ajuda de uma garfo solte os grãos e tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

*Bata meia beterraba no liquidificador com um pouco de água até conseguir um suco concentrado. Passe tudo pela peneira e reserve a quantidade indicada para a receita. Quanto mais forte o suco, mais escuro ficará o cuscuz. Caso sobre suco guarde em forminhas de gelo para usar em outra oportunidade.


Para tartar de salmão

350g de salmão fresco
1/4 limão siciliano (raspas e suco)
3 colheres (sopa) de azeite
1/4 cebola roxa em cubinhos pequenos
Salsinha a gosto
Sal
Pimenta do reino
Folhas de agrião para decorar

Corte o peixe em cubos pequenos e mantenha-os em uma vasilha em banho-maria com água e gelo. 

Tempere o peixe com o azeite, a cebola, o sal, a pimenta do reino e, por último, o limão. Finalize com a salsinha picadinha e misture bem. O limão vai no final do preparo para evitar que cozinhe o peixe.

Para a montagem

Use um aro de aproximadamente 10cm de diâmetro para montar o prato. Você pode inclusive usar uma folha de acetato ou de papel manteiga para criar um molde.

Centralize o aro em um prato e coloque todo o cuscuz hidratado no fundo. Aperte delicadamente para que ele não se desmanche quando você soltá-lo.

Coloque o tartar por cima junto com as folhas de agrião. Retire o aro e finalize com a cebola roxa e as raspas de limão. 

Sirva imediatamente.

Comentários