"Lasanha" de repolho com molho de carne


Nossa, pouco mais de um mês sem escrever aqui no blog. Sorry! Estou sempre pensando em fotografar as receitas que preparo aqui em casa, mas quase nunca consigo. Devaneios de lado, aqui estou eu com uma receita/dica fácil o bastante para você ir para a cozinha preparar para a sua família. E não vale dizer que não gosta de repolho, tá? Isso porque você pode substituir por acelga, berinjela, abobrinha...


"Lasanha" de repolho com molho de carne
(duas porções)

- 1/4 de repolho grande
- 300g de carne moída
- 1/2 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate pelado
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 150g de creme de leite (uht)
- noz moscada
- sal e pimenta do reino
- queijo parmesão ou meia cura ralado (quanto baste)
- azeite e óleo (quanto baste)
- ervas frescas para decorar (manjerição, tomilho...)

Comece soltando as folhas do repolho para higienizar. Lave-as e reserve. Vamos usar o repolho cru mesmo, pois ele irá cozinhar no forno.

Em uma panela aqueça um pouco de óleo e coloque a carne moída. Mexa soltando as bolinhas de carne até que tudo fique soltinho e rosado.

Vire a cebola e o alho picados e mexa até murchar.

Abra a lata de tomate pelado e aperte os tomates inteiros com as mãos - isso reduz a acidez do tomate. Vire tudo na carne e mexa para misturar. 

Complete com água o suficiente para cobrir a carne e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, mexendo de vez em quando. A minha dica para essa lasanha é deixar o molho mais sequinho, pois o repolho solta muito água durante o cozimento no forno. Acerte os temperos e finalize com a manteiga. Mexa e reserve.

Para o molho branco basta colocar o creme de leite de caixinha em uma vasilha e temperar com sal e a noz moscada a gosto. Tem um vídeo meu no Youtube que ensino direitinho! Aproveite para fazer a receita de lá também. :-)

Para a montagem é muito simples, basta intercalar as camadas de repolho, molho de carne, molho branco e queijo ralado. Eu começo sempre forrando o refratário com um pouco do molho da carne, depois coloco o repolho - rasgado para facilitar na hora de cortar a lasanha - mais molho de carne, queijo ralado e molho branco. Faço isso até terminar todos os ingredientes e finalizo com o molho branco coberto com mais queijo ralado para gratinar. Como o repolho é fino, mas ao mesmo tempo com bastante textura, ele ocupa muito espaço na travessa. Para resolver isso eu costumo colocar as fatias de repolho apertando para receber as outras camadas, dessa maneira consigo colocar mais camadas de repolho na assadeira.

Leve a travessa ao forno preaquecido a 180 graus até dourar.

Finalize com o azeite e sirva com ervas frescas.

Viu que receita fácil e gostosa? 

Beijos e até a próxima!

Comentários

  1. Adorei essa ideia, Camila! È o tipo de comida que faz meu estilo: simples assim e gostosa.
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito atrativa!!!!! Parece estar deliciosa!!! Vontade de comer agora!!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário