Bolinho de peixe com quinoa

 
A ideia de fazer os bolinhos veio para reaproveitar o peixe que sobrou da receita anterior. Como eu comprei uma quantidade grande resolvi variar as receitas. Eu já tinha feito alguns bolinhos de legumes, mas com o peixe ficou muito mais saboroso.

Eu usei quinoa na receita, mas você pode substituir por aveia em flocos finos, por exemplo. Não sei se vocês notaram, mas eu reduzi bastante a ingestão de farinha branca na minha alimentação. Não sou nada radical, muito pelo contrário! Adoro comer carne vermelha, doces...mas no dia a dia opto por refeições mais leves. Espero que gostem!


Bolinho de peixe com quinoa
(12 bolinhos pequenos)

Para os bolinhos:

200 g de peixe branco - usei Pintado, mas você pode fazer linguado, tilápia...
1 1/2 xícara (chá) de quinoa em grãos cozidos
1 ovo inteiro
1/4 cebola 
2 colheres (sopa) de salsinha picadinha - use uma mistura de salsa com coentro! Fica maravilhoso.  
Sal e pimenta do reino branca

Para o molho de iogurte:

100 g de iogurte natural
Suco de meio limão
1 pedaço de picles de pepino
Sal 

Cozinhe o peixe (sem tempero) no vapor até que esteja macio. Desfie e reserve.

Em uma vasilha coloque o peixe desfiado e acrescente a quinoa cozida, a cebola bem picadinha, a salsinha e o ovo inteiro. Misture bem e acerte os temperos.

Forme bolinhos pequenos apertando uma quantidade de massa com as mãos. Essa mistura não forma uma liga forte, por isso trabalhe a massa delicadamente. Você pode colocar um pouquinho de aveia caso sinta dificuldade em moldar os bolinhos, mas como eu consegui facilmente não vi necessidade.

Aqueça uma frigideira antiaderente e unte com um fio de óleo. Eu usei um pincel de silicone para untar a frigideira. Não é para fritar os bolinhos, apenas selar, ok?

Coloque os bolinhos e deixe dourar dos dois lados. Eles são frágeis, então deixe selar sem mexer e vire com cuidado. Enquanto isso, prepare o molho de iogurte.

Vire o iogurte em uma vasilha, acrescente todos os ingredientes e misture bem. Sirva frio com os bolinhos quentes. 

Fica incrivelmente delicioso!!

Comentários