Filé de peixe com purê de batata-doce com manjericão


Bom, eu penso o tempo todo em comida e o fato de cozinhar em casa só aguça a minha criatividade na cozinha. Preciso confessar também que vou ao supermercado quase todos os dias; outro ponto que favorece uma comidinha diferente aqui, outra ali! 

Esse prato estava na minha cabecinha há bastante tempo, mas só agora consegui prepará-lo com o cuidado de anotar as proporções e ainda fotografar - talvez o que seja mais difícil! Muitas vezes sou vencida pela fome e me rendo ao belo prato sobre a mesa enquanto preparo a câmera para fazer as fotos. 

A minha sugestão para essa receita é que você prepare o purê na hora de servir. Como o manjericão oxida muito rápido isso evita com que ele fique muito escuro até o momento de servir. Você também pode substituir a batata-doce pela batata inglesa. O peixe pode ser o de sua preferência: filé de linguado, tilápia... é só ficar atento ao tempo de cozimento. Como o meu filé era bem alto selei na frigideira e levei ao forno alto (200 graus) por 7 minutos, o que me garantiu um peixe cozido com textura macia.

Agora chega de conversa e vamos à receita...


Filé de peixe com purê de batata-doce com manjericão
(2 porções)

Para o peixe:
2 filés de peixe - usei Pintado - aprox. 180g cada filé
1/2 xícara (chá) de tomatinhos cortados ao meio
1/2 cebola roxa cortada em fatias finas
1/2 colher (sopa) de manteiga
4 azeitonas pretas
sal e pimenta do reino a gosto
azeite 

Para o purê:
400 g de batata-doce 
1/2 xícara (chá) de folhas de manjericão ou aprox. 10 g 
3/4 xícara (chá) de leite integral
1 colher (sopa) de manteiga gelada
sal e pimenta do reino a gosto

Preaqueça o forno a 200 graus.

Corte a batata-doce em pedaços pequenos e leve ao banho-maria, ou forno, para cozinhar. Evite cozinhar em água fervente para evitar que a batata absorva mais água.

Depois de cozinhar a batata passe tudo pelo espremedor até obter um creme pastoso e sem muitos grumos. Caso prefira um purê mais liso passe pela peneira e aperte com a ajuda de uma colher.

Tempere o peixe com o sal e a pimenta do reino. É importante massagear os filés com os temperos para que eles penetrem na carne, ok?

Aqueça uma frigideira antiaderente com um fio de azeite e coloque os filés. Não mexa durante uns 3 minutinhos. Com a ajuda de uma pinça de cozinha vire os filés e acrescente a cebola e os tomatinhos picados. Eles vão murchar um pouco enquanto o peixe é selado. Tempere com sal e pimenta do reino. Esse processo todo vai demorar uns 3 minutinhos. Leve tudo ao forno* e deixe assar por 7 minutos **. Retire do forno e finalize com a manteiga e mais um fio de azeite, banhando o peixe com essas duas gorduras e todo o sabor dos tomates e cebola. Coloque as azeitonas.

Coloque metade do leite em uma vasilha junto com as folhas de manjericão e bata até conseguir uma mistura lisa. Normalmente uso o mixer, mas pode ser no liquidificador também.

Vire o leite com manjericão na panela com a batata e mexa bem. Nesse momento acrescente o restante do leite aos poucos até obter a textura desejada. 

Acerte os temperos e finalize com a manteiga gelada. Mexa vigorosamente para criar uma emulsão e deixar o purê com um textura aveludada.

Sirva o purê acompanhado do peixe com a cebola e tomates. Regue com bastante azeite e decore com brotos ou folhas de rúcula.

* Eu uso muito uma frigideira forno/fogão o que facilita demais na hora de preparar pratos que precisam ser finalizados no forno. Dessa maneira não preciso trocar a travessa, além de preservar todos os sabores do preparo. #ficaadica
** Esse tempo pode variar de acordo com a espessura do seu peixe. Caso o filé seja fino você nem precisa levar ao forno para finalizar o cozimento. 

Comentários