Naked Cake, ou melhor, Bolo de Limão do Davi

Aqui em casa bolo nunca falta, acho que é por isso que o Davi gosta tanto. E quando eu digo gosta, gosta ao ponto de saber exatamente o sabor que deseja para uma ocasião ou outra, nesse caso, o próprio aniversário. Com vocês o bolo de limão que fiz para o Davi.


Bolo de Limão

Para a massa:

- 5 ovos em temperatura ambiente
- 1 xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 1 xícara (chá) de leite integral
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
- Raspas de 1 limão
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Separe as claras das gemas e bata as claras em neve. Adicione as gemas uma a uma e acrescente o açúcar aos poucos, batendo até conseguir um creme claro e bem fofinho. Enquanto isso amoleça a manteiga e misture ao leite. Desligue a batedeira e coloque a farinha de trigo peneirada intercalando com o leite amanteigado. Agregue delicadamente para não perder o ar que foi incorporado na massa. Por último, o fermento em pó e as raspas de limão.

Unte com manteiga uma forma de aro removível de 20 cm de diâmetro e forre o fundo com papel manteiga (exatamente do diâmetro da forma). Passe mais manteiga por cima do papel e polvilhe farinha de trigo. Vire a massa e leve para assar em forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito, pois o tempo varia muito conforme o tipo de forno, tá?

Para o recheio:

- 6 gemas
- 3/4 xícara (chá) de açúcar
- 500 ml de leite integral
- 4 colheres (sopa) de amido de milho
- 1 fava de baunilha
- Suco de 1 limão
- 150 gramas de creme de leite fresco batido em chantilly

Coloque as gemas em uma vasilha e misture bem com o amido de milho.Reserve.
Em uma panela coloque o leite, o açúcar e as sementes da baunilha junto com a fava. Aqueça até levantar fervura, retire as favas e desligue. Vire uma concha do leite sobre a mistura de gemas e com a ajuda de um fouet mexa vigorosamente. Ligue o fogo e coloque a gemada sobre o restante do leite, mexendo bem até engrossar. Esse processo é bem rápido,tá? Coloque o creme em uma vasilha, vire o suco do limão, mexa bem e cubra com plástico-filme em contato com o creme para evitar que se forme uma película. Leve para gelar. 
Retire o recheio da geladeira e misture bem para deixá-lo mais lisinho. Bata o creme de leite fresco em ponto de chantilly e agregue delicadamente ao creme. Volte para a geladeira até na hora de montar o bolo.

Dicas para a montagem:

- Sugiro começar pelo recheio, afinal de contas ele tem que estar frio para a montagem;
- Desenforme o bolo, corte-o em três alturas e não se esqueça de retirar o papel manteiga do fundo;
- Eu fiz uma caldinha com água, acúcar e a fava da baunilha que retirei do leite para molhar o bolo. Apenas misturei tudo e aqueci rapidamente para dissolver o açúcar e soltar o sabor da fava;
- Essa quantidade de recheio foi suficiente para as três camadas de massa. Divida o creme em duas partes e coloque sobre a massa espalhando bem. Deixe uma quantidade legal nas laterais para que escorra quando o bolo de cima for colocado. 
- Eu usei uma espátula para nivelar o recheio nas laterais, mas fica lindo deixá-lo rustico e caindo aleatoriamente. Esse é o charme do bolo pelado;
- Coloquei chantilly por cima com morangos e bastante raspas de limão;
- Capriche na sua apresentação.

Beijos,
Camila

Comentários

  1. Olá Camila, adoro suas receitas, já fiz várias com muito sucesso. Queria fazer este bolo para o níver do meu filho mas usando recheio de chocolate, voce tem alguma sugestao? Nutella, ganache? Onde encontro receitas? Se eu quiser fazer a massa de chocolate também quanto de chocolate em pó devo acrescentar? Obrigada,
    Milene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene, tudo bem? Fico muito feliz que goste e que acompanhe. Eu sugiro uma ganache de chocolate, pois a Nutella é muito instável. Ainda não coloquei aqui nenhuma receita de ganache, mas você encontra no meu perfil do Instagram. Você já viu? Eu acrescentaria no máximo meia xícara de chocolate em pó. Espero ter ajudado. E depois quero ver a foto desse bolo, viu? Bjs, Camila

      Excluir
  2. Oi Camila! posso trocar a fava de baunilha por essencia de baunilha? tenho intolerancia a lactose. posso usar leite sem lactose? e não consigo achar creme de leite fresco na minha cidade, o que faço? posso usar chantilly comprado pronto?
    grata. aguardo seu retorno.Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, tudo bem? Pode fazer as substituições sim. Desculpe a demora em responder. Beijos

      Excluir
  3. Oi Camila! posso trocar a fava de baunilha por essencia de baunilha? tenho intolerancia a lactose. posso usar leite sem lactose? e não consigo achar creme de leite fresco na minha cidade, o que faço? posso usar chantilly comprado pronto?
    grata. aguardo seu retorno.Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Simone, tudo bem? Você pode usar a essência de baunilha, usar o leite sem lactose e usar o creme de chantilly pronto. Depois me conte o que achou. Bjos, Camila.

      Excluir
  4. Fiz a receita e ficou uma delícia. só inclui baunilha na massa.

    ResponderExcluir
  5. Olá. Queria fazer este bolo em uma forma com 25 cm de diâmetro.o que sugere para que ele não fique muito baixo. Acha que devo dobrar a receita ou fazer uma receita e meia? Será que daria certo? Obrigada.

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila!
    Qual a proporção de água e açúcar pra caldinha?
    Ñ gosto de doces mto doces..rs
    Obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie!!Faça sempre na proporão 1 parte de açúcar para 1 parte de água. Leve ao fogo e quando ferver desligue. Use frio. Beijinhos.

      Excluir

Postar um comentário