Sorvete de chocolate

17 outubro, 2015
Ahhh...o calor!! E como lidar com isso sem pensar em sorvete? Eu não sei, então comecei a folhear os meus livros para capturar alguma receita bacana. Na verdade, apesar de adorar sorvete, evito bastante - aqui em casa, por exemplo, não compramos o industrializado. Essa opção veio após o nascimento dos meus dois filhos, justamente para evitarmos ao máximo o consumo de alimentos ricos em gordura e pobres em valor nutricional. 

Depois de algumas pesquisas comprei a máquina de sorvete da Cuisinart e juro, é um dos melhores equipamentos que tenho em casa. A base mora dentro da gaveta do meu freezer e, apesar de ocupar (pouco) espaço, sei que está sempre pronta caso eu opte por fazer sorvete de uma hora para outra.

Os sabores por aqui não variam muito...frutas batidas com iogurte e baunilha são os nossos preferidos, justamente pela facilidade, pouca gordura e sabores deliciosos. Às vezes me arrisco em um sorvete genuíno, cuja base leva creme de leite fresco, mas isso é bem raro.

Em minha busca por um sorvete cremoso sem creme de leite, acabei me deparando com essa receita do livro "Delícias com chocolate", que por sinal comprei na banca de revista. O sorvete, apesar de não ter a estabilidade de um sorvete com mais gordura, agradou a todos. A textura, o sabor...tudo bem gostoso para um sorvete feito em casa sem grandes pretensões. Agora lembre-se: a qualidade dos ingredientes está diretamente relacionada ao resultado final do preparo!


Sorvete de chocolate 
(um pouquinho adaptada)

Ingredientes:

- 80 g de chocolate em barra*
- 400 ml de leite integral**
- 50 g de açúcar
- 3 gemas
- 1 colher sopa de glucose (opcional)**
- Extrato de baunilha (opcional)

* Usei o chocolate Callebaut 54,5% de cacau
** Usei o leite integral tipo A pasteurizado - aquele que fica na geladeira do supermercado
*** A glucose proporciona maior maciez e evita a formação de cristais de açúcar. Eu usei por minha conta, por isso coloquei como opcional,tá?

Modo de fazer:

Despeje o leite em uma panela e deixe ferver. Acrescente a baunilha, a glucose e mexa bem.

Derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas. 

Adicione algumas colheradas do leite quente no chocolate derretido e misture. Vá aumentando a quantidade até a mistura ficar mais líquida. Despeje o chocolate no restante do leite e reserve.

Na batedeira bata as gemas com o açúcar até obter um claro claro e espumoso. Junte o leite com o chocolate, despejando-o em fio e misture sempre.

Coloque essa mistura na panela e leve ao fogo baixo até engrossar, mas não deixe ferver.

Deixe esfriar e coloque o creme na sorveteira. Use conforme as instruções do fabricante.

Consuma em seguida ou leve ao freezer em uma vasilha tampada.

Aproveite!

Nenhum comentário

Postar um comentário