Bolinhos de laranja com noz-moscada

11 novembro, 2015

Conforme prometido, aqui está! E olha que o meu dia foi tão corrido que quase não consegui postar essa receita. Entreguei agora um naked cake para uma pessoa querida e fui montar na casa dela, peguei um pouco de trânsito e demorei um pouquinho. Bom, estou aqui digitando e pensando como gosto de publicar as receitas aqui no blog, só gostaria de ter mais tempo para produzir mais receitas e fotos bacanas.

Bolinhos de laranja e noz-moscada

Para a massa:

- 3/4 xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 1/3 xícara (chá) de açúcar cristal
- 2 ovos grandes
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
- 3 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
- 1/4 colher (chá) de sal refinado
- 1 1/4 xícara (chá) de leite
- 1 colher (sopa) de raspas de laranja
- 2 colheres (chá) de noz-moscada ralada
- 2 colheres (chá) de extrato de baunilha
- 2 colheres (chá) de semente de papoula

Para a cobertura:

- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro
- 2 colheres (sopa) de suco de laranja

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 175 graus e separe 23 forminhas de muffins. Eu usei de papel e por isso não untei, mas se usar a assadeira unte com manteiga e farinha de trigo.

Peneire a farinha de trigo e misture com o fermento e o sal. Reserve.

Na batedeira bata a manteiga até ficar um creme claro. Acrescente o açúcar e bata o suficiente para ficar fofo. Coloque os ovos, um a um, e bata em cada adição. Cuidado para não bater demais, pois a mistura pode talhar, ok? É o suficiente para misturar tudo.

Adicione os ingredientes secos alternando com o leite. Não precisa bater demais, pois não queremos desenvolver a cadeia de glúten, por isso, lembre-se: BATER O SUFICIENTE PARA AGREGAR OS INGREDIENTES e isso funciona para a maioria dos bolos.

Adicione a baunilha, as raspas de laranja, a noz-moscada, as sementes de papoula e misture com uma espátula. 

Coloque a massa nas forminhas e leve para assar por aproximadamente 25 minutos.

Você pode servir nas forminhas com, ou sem, cobertura. Eu tirei o papel e cobri alguns com a calda de açúcar com laranja.

Para a cobertura, basta misturar todos os ingredientes e colocar sobre os bolinhos. Essa cobertura funciona super bem com laranja ou limão. Se você preferir uma calda mais firme coloque menos suco, ok? Lembrando que ela fica sequinha depois de algum tempo.


Quem fizer deixe um recadinho para eu ficar feliz!
Bjos carinhosos.

5 comentários

  1. Ola, Carla por favor onde voce encontra semente de papoula para comprar no Brasil? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Adriana, tudo bem? Você encontra as sementes de papoula em alguns supermercados. Eu comprei pela internet no site www.zonacerealista.com.br, mas sei que a Bombay https://bombayherbsspices.com.br/ vende também. Beijos.

      Excluir
  2. Olá, posso substituir a manteiga por óleo? Seria a mesma qtdade? É que sou intolerante à lactose. O leite consigo substituir pelo sem lactose, mas a manteiga ñ. Ou seria melhor substituir por margarina ao invés de óleo? Obrigadinha...Beijos...Giselle

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giselle, tudo bem? Normalmente 100g de manteiga podem ser substituídos por 1/2 xícara (chá) de óleo. Nesse caso, use os mesmos 3/4 que acho que vai dar certo. Mas lembre-se... isso é tentativa, tá? Beijos.

      Excluir
  3. Olá, posso substituir a manteiga por óleo? Seria a mesma qtdade? É que sou intolerante à lactose. O leite consigo substituir pelo sem lactose, mas a manteiga ñ. Ou seria melhor substituir por margarina ao invés de óleo? Obrigadinha...Beijos...Giselle

    ResponderExcluir