Barrinha de coco sem açúcar




Preciso confessar... reduzi muito a quantidade de açúcar na minha alimentação - difícil tarefa para uma pessoa que produz tantos bolos - e foi por esse motivo que passei a fazer docinhos saudáveis que saciam a minha necessidade básica de formiga gulosa. Apesar de ter cortado o açúcar, nunca usei adoçante (sempre detestei!). A minha grande vantagem é que sempre consumi sucos, cafés e chás não adoçados, além de adorar coisas amargas, por exemplo.

A inspiração dessa receita veio da Dani Noce que ensinou uma barrinha de coco com adoçante. Algumas adaptações depois e... voilá!! Esse docinho é uma ótima opção para dietas low carb. 

Barrinha de coco sem açúcar

1/3 xícara (chá) de óleo de coco
1/3 xícara (chá) de leite de coco
1 1/2 xícara (chá) de coco fresco ralado grosso
200g de chocolate 85% de cacau

Coloque o óleo de coco e o leite de coco em uma panelinha e misture bem. Assim que levantar fervura adicione o coco ralado e continue mexendo até secar. Deixe esfriar fora da geladeira.

Forre uma assadeira, ou um recipiente quadrado de 15x15cm com plástico filme, vire a massa, nivele com a ajuda de uma colher e leve ao freezer por 2 horas (ou até que esteja suficientemente firme para cortar).

Enquanto isso, derreta o chocolate no microondas, ou em banho maria, tomando o cuidado de temperar adequadamente. Não se preocupe caso não tenha prática no derretimento de chocolate, pois vamos manter as barrinhas na geladeira até servir e assim elas ficarão firmes e secas de qualquer jeito.

Vire a massa de coco em uma tábua e corte em barrinhas ou quadradinhos (como eu fiz!).
Com a ajuda de um garfo banhe cada pedacinho no chocolate derretido e deixe secar sobre papel manteiga. Leve à geladeira e coma sem culpa! :-) O cacau em pó foi para dar um charme.

Até a próxima!

Comentários

Postar um comentário