Quinoa com escarola

17 fevereiro, 2016
Que a quinoa é um alimento rico em nutrientes a maioria sabe, mas talvez o seu uso não seja tão difundido na culinária do dia a dia pelos altos preços praticados por ai. 

Aqui em casa sempre que possível compro um pacotinho da quinoa para variar o cardápio. Gosto de prepará-la com arroz integral, com legumes, e até mesmo servi-la acompanhada de uma carne.

Para essa receita preparei um refogado com escarola e acrescentei os grãos depois de cozidos. A carne pode ser a de sua preferência, mas optei por um filé mignon selado na frigideira a fim de agradar ao maridão.


Quinoa com escarola
2 porções

1/2 xícara (chá) de quinoa vermelha em grãos
1 xícara (chá) de água fervente
1 dente de alho
1/4 cebola roxa
1 xícara (chá) de escarola picada
Azeite
Sal e pimenta do reino

Coloque a quinoa em uma panela e acrescente a água quente. Quando começar a ferver abaixe o fogo e cozinhe até ficar "al dente". Caso necessite de mais água acrescente aos poucos, desse jeito ela não ficará empapada. 

Enquanto prepara a quinoa higienize as folhas de escarola e corte-as em tiras médias. O objetivo aqui é sentir o sabor da verdura, e não fazer com que ela suma na quinoa, portanto não pique muito fino.

Preaqueça uma panela com um fio de azeite e acrescente a cebola cortada em tiras finas e refogue até murchar e ficar transparente. Coloque o alho fatiado e refogue mais um pouco.

Acrescente a escarola picada e mexa o suficiente para murchar as folhas.

Vire a quinoa cozida no refogado e agregue bem. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Sirva quente.

Abaixo a fotinho do prato que servi para a família. 


Nenhum comentário

Postar um comentário