Pesto de agrião - servido com carpaccio!


Você já pensou que pode preparar um delicioso molho pesto sem ser de majericão?! Eu pergunto isso porque vejo algumas pessoas perdendo a oportunidade de preparar um pesto de ervilhas, de rúcula ou até mesmo de agrião. Ops!!!...a nossa receita de hoje! 

Pois bem, a base é a mesma para todos: o seu verdinho preferido, azeite, parmesão, alho, sal e pinolis (que sempre substituo por nozes para viabilizar financeiramente...hehe). Entendendo a dinâmica da receita você pode variar e servir esse molho delicioso com uma boa massa, em um sanduíche de pão gostoso, com bolinhas de muçarela de búfala e com carpaccio - que eu amooo!!


Pesto de agrião

- 1 xícara (chá) de folhas de agrião (aperte na xícara)
- 1/2 xícara (chá) de azeite
- 1/4 dente de alho
- 1 cubo de gelo ou 1 colher (sopa) de água gelada
- 3 colheres (sopa) de nozes picadinhas
- 1/3 xícara (chá) de queijo parmesão ralado na hora
- Sal e pimenta do reino a gosto

Coloque o azeite, o alho, o gelo, o agrião e as nozes no liquidificador (ou processador) e comece a bater. Comece colocando os líquidos para facilitar o batimento, ok? Caso você tenha um pilão use para macerar as folhas e substitua o gelo por uma colher de sopa de água gelada - isso ajuda a manter a cor verde mais viva.

Vire a mistura em um vasilha e coloque o parmesão ralado fino. Isso mesmo, o parmesão entra depois e não deve ser batido junto. Acerte os temperos e sirva como preferir.

Você pode manter o molho na geladeira, mas tenha o cuidado de cobri-lo com azeite para evitar que fique escuro.

Eu servi com carpaccio de lagarto que comprei pronto. Só coloquei as fatias em uma travessa, temperei com azeite, sal rosa, pimenta do reino e finalizei com o pesto de agrião e algumas folhinhas para dar um charme. Um pãozinho e um vinho acompanham super bem. 



Comentários