Bolo de coco - simples e gostoso!


Quando eu desenvolvo uma receita vou em busca do que desejo naquele momento. O sabor fica na minha cabeça e eu sempre me arrisco a combinar os ingredientes em busca do bolinho dos sonhos. No caso desse bolo foi assim...queria um bolo de coco simples, de sabor suave e sem texturas na massa. Partindo dessa ideia pensei em inverter a lógica da cobertura sobre o bolo colocando-a na base, dessa forma, eu levaria a textura do coco apenas para o detalhe, valorizando ainda mais a simplicidade do meu bolo. 


Bolo de coco
(xicara medidora 250ml)

Para a massa:

200g de açúcar / 1 xícara chá
160g de manteiga sem sal
180g de ovos / 3 ovos grandes
250g de farinha de trigo / 1 1/2 xícara chá
200ml de leite de coco
50ml de iogurte natural desnatado
1g de sal / 1/4 colher chá 
10g de fermento em pó / 2 colheres chá + 1/4 colher chá

Para a decoração:

100g de chocolate branco
coco ralado (quanto baste)

Preaqueça o forno a 180 graus.

Unte uma forma de aprox. 23 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe farinha de trigo. Bata bem a forma para retirar todo o excesso de farinha.
Dica: para untar formas muito trabalhadas use a manteiga derretida e passe com o auxílio de um pincel. A farinha de trigo deve ser polvilhada sobre a forma poucos minutos antes da massa ser finalizada - isso evita que ela seja absorvida pela manteiga e forme uma casquinha grossa que pode, inclusive, fazer o seu bolo grudar na forma.

Em uma vasilha peneire e misture todos os ingredientes secos: farinha de trigo, sal e fermento.

Misture o leite de coco ao iogurte. Reserve.

Junte o açúcar e a manteiga na batedeira e bata até obter um creme claro e fofo.
Dica: a manteiga deve estar em temperatura ambiente ou macia ao toque. Essa é a etapa mais importante no método cremoso, onde incorporamos ar à mistura. Bata de 3 a 4 minutos, não mais do que isso.   

Acrescente os ovos levemente batidos em duas adições.
Dica: bater levemente os ovos facilita que eles se incorporem à mistura e que sejam facilmente absorvidos. Quando aprendemos que a única etapa que precisamos bater o bolo é na aeração da manteiga com o açúcar fica mais fácil entender que todo o resto precisa ser rápido e eficiente. Essa é a justificativa para colocarmos os ovos em duas adições e não um a um.

Alterne a adição dos ingredientes secos com os líquidos.
Dica: comece pelos secos, líquidos, secos, líquidos e finalize com os secos. Esse processo pode ser feito na batedeira, desde que em velocidade baixa. Caso a sua batedeira seja muito potente, opte pelo processo manual. Bater demais a farinha desenvolve o glúten, e o que não queremos aqui é uma massa pesada.

Você pode acrescentar até 200g de framboesas ou mirtilos à massa antes de colocar na assadeira. O resultado é maravilhoso. 

Vire a massa na forma e leve ao forno por cerca de 30 minutos.
Dica: esse é um tempo aproximado e que pode variar com o tipo de forno.

Espere esfriar para desenformar e vire sobre uma grade para resfriar.

Derreta o chocolate em banho-maria, ou no microondas. 
Dica: o chocolate deve ser derretido e temperado, ou seja, precisa receber o choque térmico para ficar firme após resfriado. Caso não tenha prática nessa técnica use um chocolate fracionado. Quero ressaltar que a qualidade do chocolate, bem como a de todos os ingredientes, é extremamente importante para um resultado final surpreendente.

Usando um pincel macio, ou uma colher pequena, passe o chocolate na base do bolo contornando toda a sua volta.

Com o chocolate ainda úmido cole o coco ralado.
Dica: use uma colherinha, ou as próprias mãos, para colar o coco ralado. Só não deixe o chocolate endurecer antes de fazer isso, caso contrário, o coco não vai fixar. Eu usei uma assadeira sob a grade para não fazer muita sujeira. 

Espere o chocolate endurecer antes de servir o bolo.

Comentários

  1. E se misturarmos o coco ao chocolate branco derretido e passar?
    Isso tornaria o processo mais rápido e prático?

    ResponderExcluir
  2. Amo suas receitas. Poucas pessoas compartilham o que sabe e com tanto carinho como você não existe. Pois além de compartilhar com tantos detalhes você ainda facilita e muito no momento de separar os ingredientes. Tudo certinho em pesos e medidas para facilitar. Quando eu for fazer qualquer Live com receita na minha página mencionarei que aprendi na sua página. Acho que o povo vai gostar. Afinal são mais de 10.000 seguidores. BOLART FRAN Françoise Ramos facebook. obrigada por compartilhar .Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi France, tudo bem? Que bom saber disso! Muito obrigada pelo carinho e muito sucesso com os seus bolos. Beijos carinhosos.

      Excluir
  3. Olá Camila! Adorei o seu blog! Te sigo no Instagram, mas ainda não tinha te visitado aqui! Adorei!
    Gostaria de saber, por favor, se posso substituir o iogurte por outro ingrediente ou se posso utilizar somente o leite de coco. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Ola Camila!!!! Amei a receita pois amo bolo de coco. Camila , da certo se eu substituir a manteiga por oleo de coco ??

    ResponderExcluir
  5. Oi Camila! Amamos o seu bolo, foi o bolo de coco mais delicioso que eu já fiz. Obrigada por compartilhar essas delícias!!! Um super beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Perfeito, amei essa receita. Fiz e ficou exatamente igual a foto, extremamente fofinho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário