Almôndegas com quinoa e molho de tomate caseiro


Adoro almôndegas saborosas e suculentas, e se você é como eu, anote essa receita e não deixe de fazer. Para companhar o arroz com feijão, a macarronada ou um belo pão, esta receita é perfeita!! A ideia é usar a quinoa em flocos, mas você pode fazer com aveia ou amaranto - já testei com todas e funciona super bem! Rechear ou não fica a seu critério, ok? 

O molho de tomate é um caso à parte. Eu uso o tomate pelado em lata e adiciono cenoura no preparo para reduzir a acidez do molho...fica ó!!!! Bom demais!!! Aproveite esta receita em outras preparações também.


Molho de tomate caseiro

2 latas de tomate pelado
1 medida da lata de água
1 cebola média picada grosseiramente
2 dentes de alho
1 cenoura pequena picada grosseiramente
Manjericão a gosto
Azeite
Sal e pimenta do reino

Coloque o tomate pelado, a água, a cebola, o alho, a cenoura e o manjericão no copo do liquidificador e bata até ficar homogêneo.

Vire tudo em uma panela e deixe cozinhar por uns 20 minutinhos, ou até que o seu molho fique encorpado. Regue com um pouco de azeite, acerte os temperos e reserve.

Almôndegas com quinoa 

500g de carne moída (normalmente uso patinho)
1 cebola média picadinha
2 dentes de alho picadinhos
1/3 xic (chá) de quinoa em flocos
Leite - o suficiente para hidratar a quinoa
Salsinha picadinha
Sal e pimenta do reino
2 bolas de muçarela de búfala

Coloque a quinoa em flocos em uma vasilha pequena e vire um pouco de leite, apenas para cobrir. Deixe hidratar enquanto prepara os outros ingredientes.

Aqueça uma frigideira larga e antiaderente com um fio de óleo. Doure a cebola e o alho picadinhos.

Corte a muçarela de búfala em pedaços pequenos. A espessura depende do tamanho das almôndegas que você vai preparar.

Em uma vasilha larga coloque a carne moída, o refogado de cebola e alho, a quinoa hidratada, o sal e a pimenta do reino. Misture com as mãos incorporando todos os ingredientes. Acerte os temperos.

Faça bolinhas com a carne, aperte o centro e recheie com um pedaço de muçarela de búfala. Feche a bolinha e reserve. Repita esse processo até finalizar toda a carne.

Aqueça novamente a frigideira com um fio de óleo e coloque parte das almôndegas para selar. Faça essa etapa aos poucos e não coloque todas as bolinhas de uma vez para não criar água e cozinhar a carne. Doure bem as bolinhas e repita esse processo até que todas estejam douradinhas. Elas terminarão o cozimento com o molho.

Volte todas as almôndegas para a frigideira e vire o molho de tomate caseiro. Acrescente algumas folhas de manjericão e deixe cozinhar por uns 15 minutinhos. Se precisar acrescente um pouco de água ao molho durante o cozimento.

Deliciosamente gostoso!

Comentários

  1. Boa Noite Camila !!!! Queria tirar uma dúvida, caso eu queira usar a aveia em flocos também preciso hidratar como a quinoa ???? Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Oi Ana Paula, tudo bem? Pode sim, mas dê preferência pela de flocos finos. Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário