Filé de peixe cremoso com arroz negro


Estava com saudade de publicar uma receita salgada aqui no blog. Na verdade, continuo cozinhando em casa, mas o tempo para escrever e fotografar ficou bem reduzido desde que assumi a minha função de "boleira estudiosa desenvolvedora de receitas"...hehehe. Tudo isso para compartilhar o meu conhecimento nas aulas e atender aos pedidos de bolos que aceito por encomenda. 

Bom, posso confessar?! Amo muito esse peixinho cremoso que leva curry e leite de coco, inclusive, uma outra versão já passou por aqui. Como adoro arroz negro - e acho que a combinação dá uma valorizada no prato - resolvi compartilhar mais essa com vocês. O preparo é bem rápido e a apresentação linda!!! Garanto que vai surpreender sem dar trabalho. Vai por mim.



Filé de peixe cremoso com arroz negro
(duas porções)

Ingredientes:

1/2 xícara chá de arroz negro / 105g
560ml de água 
250g de filé de peixe branco (tilápia, cação, linguado...)
1 cebola média
2 dentes de alho
1/2 colher sopa de manteiga
1 colher chá de curry em pó
200ml de leite de coco
Sal e pimenta do reino 
Azeite
Salsinha
Mini folhinhas de beterraba, rúcula ou agrião...

Modo de preparo:

Corte o filé de peixe em pedaços médios e tempere com sal e pimenta do reino. Reserve.

Coloque o arroz negro e 500ml de água na panela de pressão e, após o apito, cozinhe por 20 minutos. Espere a panela esfriar e retire o arroz cozido descartando a água.

Enquanto isso, corte a cebola e o alho em fatias finas para o molho do peixe. Reserve 1/4 para refogar o arroz e pique em cubinhos.

Em uma panela larga aqueça um fio de azeite com a manteiga e refogue a cebola com o alho fatiados. Acrescente o curry e misture para incorporar.

Vire os pedaços de peixe e refogue por 2 minutinhos.

Acrescente o leite de coco, acerte os temperos e cozinhe por aproximadamente 10 minutos ou até que o peixe esteja cozido e macio. Caso engrosse muito coloque o restante da água.

Finalize com salsinha picadinha a gosto.

Aqueça uma panela com azeite e refogue a cebola e o alho separados para o arroz. Vire o arroz negro e tempere com sal e pimenta do reino.

Montagem:

Coloque parte do molho cremoso do peixe no fundo de um prato fundo.

Acrescente o arroz negro e distribua os pedaços de peixe sobre ele.

Finalize com pimenta do reino moída na hora e as mini folhas verdes de sua preferência.

Sirva imediatamente.

Comentários

  1. Já estou fazendo pela segunda vez! Foi sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Já comprei tudo pra o jantar antecipando, que terei que fazer, de dia dos pais. Uma dúvida: qual rendimento dessa receita? Serve bem duas pessoas né?

    ResponderExcluir

Postar um comentário