Bolo de laranja


A transição para este bolo de laranja começou com o bolo de mexerica da minha mãe. Substituições à parte e proporções alteradas: um bolo pra lá de gostoso.

O método é o direto, feito em duas etapas, onde fazemos a junção dos ingredientes líquidos aos secos - mais simples impossível! E porque tanta gente erra o clássico bolinho de liquidificador?! Bom, vou deixar a receita aqui com as dicas que faço questão de compartilhar com vocês.


Bolo de laranja

Ingredientes

165 g de ovos
170 g de óleo de girassol 
120 g de laranja-baía com casca
120 g de laranja-baía sem casca
300 g de açúcar
280 g de farinha de trigo
12 g de fermento em pó
1 g de sal

Modo de preparo

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de furo central, aproximadamente 23 cm de diâmetro, com desmoldante ou manteiga polvilhada com farinha de trigo. Para este bolo usei o desmoldante Carlex Spray que é feito com óleo vegetal. Você pode untar com manteiga derretida usando um pincel de silicone para espalhar bem, mas deixe para polvilhar a farinha de trigo no momento de colocar a massa. Isso evita que a manteiga absorva a farinha formando aquela indesejável camada grossa sobre o bolo.

Peneire e misture os ingredientes secos: farinha de trigo, fermento e sal.

Usando um ralador de cítricos raspe a casca de uma laranja-baía.

Corte a laranja em quartos e retire as pontas com a parte branca central. No total são 240 g de laranja sendo metade com casca e metade sem casca. A laranja-baía não tem sementes, mas caso use outro tipo retire-as também. A laranja-baía pode ser substituída pela laranja-pêra. Aqui é gosto pessoal.

Coloque no copo do liquidificador os ovos, o óleo, as laranjas e o açúcar. Bata até obter um creme homogêneo. Coloque os líquidos primeiro para facilitar o processo.

Vire a mistura na vasilha com os secos e incorpore bem. Fique tranquilo em misturar tudo de uma vez. O importante aqui é não bater a massa para não desenvolver o glúten da farinha. Talvez este seja o maior erro em bolos de método direto. Comece com o fouet para soltar os grumos e depois use uma espátula para agregar.

Verta a massa na forma preparada e leve ao forno até dourar. No meu forno este bolo assa em 35 minutos, mas isso depende de cada equipamento.

Espere o bolo amornar para retirá-lo da forma. Bolo quente quebra e bolo frio não desgruda. Na verdade existe uma chance maior disto acontecer. Esta forma que usei é da Nordic Ware e comprei fora do Brasil. Estas formas merecem um tratamento especial, pois retêm muito calor e precisam de um tempo maior para amornar. Muitas pessoas têm dificuldade em desenformar um bolo certinho, por isso veja se você não está sendo afoito demais para retirar o bolo da forma. 

Dica: essa é uma massa com boa estrutura para receber frutas secas ou nuts (nozes, avelãs, castanhas...) Para isso corte tudo em pedaços pequenos e passe-os na farinha de trigo. Normalmente acrescento umas 150 g. Deixe para colocar na massa pouco antes de virar na forma. Daí é só misturar e levar ao forno.

Até a próxima.

Comentários

  1. Você como sempre arrasando, né dona Camila? Tô na fila pra ser a fã número 1. Sucesso !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh...obrigada pelo carinho, Iara! Feliz que gostou e deixou m recadinho. :-)

      Excluir
  2. Seus bolos são realmente "feitos com amor" , a gente percebe em cada um.
    Parabéns, Camila!
    Bj,
    Lylia

    ResponderExcluir
  3. Camila, ao todo você usa 240g de laranja? Metade com casca e metade sem, colocando tudo no liquidificador? Esse detalhe não ficou muito claro pra mim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cintia! Vc pesa 120g de laranja com casca e 120g de laranja sem casca. Daí bate tudo junto. :-)

      Excluir
  4. EU FIZ O DE MEXERICA QUE VC ENSINOU MUITO BOM DIVINO

    ResponderExcluir
  5. Também fiz o de banana,o Perola Negra e agora o Nega Maluca,todos Deliciosos

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Oi Camila! Aquela calda de açúcar + suco de laranja que vc deu no outro bolinho cairia bem aqui nesse ou ficaria muito sabor de laranja? Bjos e obrigada! Regiane

    ResponderExcluir
  8. Oi Camila !!! Seus bolos são maravilhosos!! Gosto e sabor de infância parabéns. Poderia por gentileza me informar quantos ovos vão na receita. Muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Fico feliz que goste dos meus bolos. Aproximadamente 3 unidades. Beijos

      Excluir
  9. Gostaria muito de fazer seus bolos, mas com todas as medidas em gramas to achando difícil. Daria pra colocar outra forma de medida? Copo, xícara, colher, quantidade unitária de ovos... sei q a chance de erro pode ser maior pela falta de precisão, mas ficaria mais fácil! Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tb acho, essas medidas complicadas. Eu pelo menos não tenho balança na minha coisinha🙁

      Excluir
    2. também acho complicado essas medidas, principalmente quando se trata em ovos, ovo pra mim é quantidade... :)

      Excluir
    3. Medidas em gramas são precisas com isso não existe chance do bolo dar errado. Com o tempo vou acrescentando medidas caseiras. Obrigada.

      Excluir
  10. Pode trocar a farinha de trigo por aveia ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não em sua totalidade. Faça o teste com 30% da quantidade de farinha.

      Excluir
  11. Holá, uma questão! ..nao entendi , coloca as laranjas com casca e tudo para fazer a massa do bolo??? Obrigada pelo esclarecimento.

    ResponderExcluir
  12. Olá! Estou doida pra fazer o bolo mas eu fico lendo essa parte: "Usando um ralador de cítricos raspe a casca de uma laranja-baía" e não encontro onde ela entra na receita. Mais uma coisa, 0s 120g com casca, vai tudo mesmo? Inclusive a parte branca?!

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de saber se cartex não danifica a forna?
    Eu li que era recomendado apenas spray com farinha.
    Digo para untar a Nordic ware.

    ResponderExcluir
  14. Melhor bolo de laranja que já fiz. Muito obrigada ❤

    ResponderExcluir
  15. Olá! Gostaria de saber se não corre o risco do bolo ficar amargo por causa sa casca e laranja. Obrigada!

    ResponderExcluir
  16. O melhor bolo de laranja que existe! Não me canso de fazê-lo! Muito obrigada por dividir essa receita conosco ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  17. O melhor bolo de laranja que existe! Não me canso de fazê-lo! Obrigada por dividir conosco essa receita ❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  18. Acho o melhor bolo de laranja da vida! Tudo que você nos passa realmente é feito com amor! Obrigada lindona! 👏🏻🙌🏻♥️

    ResponderExcluir

Postar um comentário