O meu bolo de fubá preferido

Outro dia parei para organizar as receitas de bolo aqui do blog e me dei conta que a minha receita de bolo de fubá preferida não estava aqui. Este realmente é um dos bolos que mais faço em casa - e um dos preferidos dos meus filhos! O método de preparo é simples, mas atenção: o importante aqui é caprichar na aeração dos ovos com o açúcar para conseguir um resultado leve e fofinho. 




Bolo de fubá
(método espumoso)

200 g de ovos
300 g de açúcar
150 g de óleo (milho, girassol...)
150 g de fubá fino
150 g de farinha de trigo peneirada
12 g de fermento em pó
2 g de sal refinado
250 g de leite integral quente

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de 25 de diâmetro com manteiga, polvilhe farinha de trigo ou fubá fino. Retire todo o excesso e reserve. Lembrando que você pode usar desmoldante para untar qualquer tipo de forma. Este bolo funciona super bem em formas de furo central, só evite as muitos trabalhadas, pois a massa é leve demais e pode quebrar ao desenformar.

Peneire a farinha de trigo e misture ao fubá, fermento e o sal. Reserve.

Coloque o leite para esquentar até começar a levantar leve fervura nas laterais da panela. Desligue e reserve. Você pode fazer isso enquanto bate os ovos com o açúcar.

Na vasilha da batedeira coloque os ovos com o açúcar e bata em velocidade alta por aproximadamente 8 minutos. O importante aqui é triplicar o volume do preparo.

Com a batedeira ainda ligada vire o óleo sobre a mistura e bata por mais 1 minuto em velocidade alta. 

Desligue a batedeira e, usando uma espátula, incorpore todos os ingredientes secos delicadamente. Por último, acrescente o leite quente. Misture até homogeneizar e verta a massa na forma preparada.

Leve ao forno preaquecido por aproximadamente 40 minutos.Caso asse o bolo em uma forma de furo no meio esse tempo será menor.

Dicas:

Com o bolo desenformado e morno pincele manteiga derretida sobre ele e polvilhe uma misturinha de açúcar com canela. O resultado é uma casquinha deliciosamente crocante.

Para decorar o bolo da foto coloquei sobre o bolo frio um recorte rígido de flores e polvilhei açúcar de confeiteiro para cobrir toda a superfície. Depois retirei com todo o cuidado do mundo! Você pode usar qualquer molde vazado para dar esse efeito lindo ao seu bolo do dia a dia.

Você pode aromatizar a massa com erva doce desidratada de duas maneiras. A primeira é colocando as sementinhas diretamente na massa. A segunda é fazendo uma leve infusão, ou seja, colocando as sementinhas no leite para aquecer junto com ele. O bolo fica incrivelmente aromático! Eu amo erva doce no bolo de fubá mas infelizmente os meus filhos não gostam tanto, por isso não uso com tanta frequência. A quantidade é a gosto tá? Eu normalmente coloco umas duas colheres de chá. 

Espero que tenham gostado da receita e das dicas.
Beijos carinhosos.


Comentários

  1. Respostas
    1. Aproximadamente 4. Vale lembrar que receita certa é com balança! Beijos

      Excluir
  2. Fiz e amei!!! Bolo oficial da minha casa também. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine!! Que bom saber!! Compartilhamos do mesmo gosto familiar. :-)

      Excluir
  3. no momento estou sem açúcar refinado, só tenho o cristal, serve?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Serve sim, mas bata no liquidificador para reduzir o tamanho dos cristais. Beijos

      Excluir
  4. Respostas
    1. Oi Fabíola! Essa não é uma forma vazada, mas um molde que usei apenas para polvilhar o açúcar. Comprei em loja de artesanato. Beijos

      Excluir
  5. É para pesar os ovos com a casca ou ja fora da casca?

    ResponderExcluir
  6. Oi Camila! Esse negócio de pesar ovo confunde a minha cabeça. Rs E se passar da qtde mencionada na receita como é que faz? Bjs

    ResponderExcluir
  7. Perfeito! Trabalho como boleira e procuro ha muito tempo uma receita realmente gostosa de bolo de fubá e essa sem dúvida se tornou a queridinha. 😍

    ResponderExcluir
  8. Sou pasteleiro profissional. Para ajudar, quero dizer que em pastelaria, um ovo do tamanho comercial, equivale à 50 gramas. Assim quando aparece uma receita com ovos em gramas, é só dividir as gramas por 50grs e saberá de quantos ovos tem que deitar na receita :
    Exemplo: 200 gr de ovo ÷por 50grs ( valor de 1 ovo)=4
    Ex: 4

    ResponderExcluir
  9. Amei...saiu perfeito. Primeiro bolo de Fubá q fiz .

    ResponderExcluir

Postar um comentário