Almôndegas de Cordeiro



Saber cozinhar sempre me deu autonomia para realizar os meus desejos repentinos. Digo isso, pois muitas vezes sou arrebatada por um sabor ou lembrança de algum prato ou ingrediente que vem à minha mente e que me faz salivar. Tenho que confessar que isso é constante e foi assim com essas almôndegas. Revivi o sabor e a textura e me imaginei comendo essas bolinhas suculentas envolvidas em um molho de tomate bem gostoso. Acho que isso define comfort food! rsrsrs...

Almôndegas de Cordeiro


Para as almôndegas

- 500 g de carne de cordeiro moída
- 1/2 cebola 
- 2 dentes de alho
- 2 colheres de sopa de zaatar (mistura de especiarias usada como condimento e originária do Oriente Médio)
- 5 folhas de hortelã
- Sal
- Pimenta do reino

Para o molho


- 1 lata de tomate pelado
- 1/2 cebola 
- 1 dentes de alho

Modo de fazer:

Retire a carne moída da geladeira e trabalhe com ela gelada, isso evita que ela perca sangue além de ficar mais fácil para manusear. Vire em uma vasilha e acrescente a cebola, o alho e a hortelã bem picadinhos e o zaatar. Forme bolinhas e reserve.
Em uma frigideira grande aqueça um pouco de azeite. Delicadamente coloque as bolinhas de carne e tempere com sal e pimenta do reino moída na hora, dessa maneira a carne não perde água e você mantém o sabor dos outros temperos. Sele as bolinhas, retire da frigideira e reserve, pois elas terminarão de cozinhar no molho.
Use a mesma frigideira para refogar a cebola e o alho que irão dar sabor ao nosso molho de tomates. É legal usar a mesma panela para preservar todo o sabor que ficou da carne no processo anterior. Depois de refogados acrescente o tomate pelado. O ideal é amassar os tomates com as mãos, assim você evita quebrar as sementes que dão a acidez ao molho. Acrescente as almôndegas e deixe cozinhar por uns vinte minutinhos. Você pode acrescentar água durante o cozimento, caso reduza muito.


Eu gosto de almôndega de qualquer jeito...pura, com pão ou com uma bela massa. 
Aqui, cozinhei um espaguete e misturei ao molho. Pronto, matei a minha vontade e espero ter despertado a sua.
Aproveite.

Beijos,

Comentários