Ovos Nevados


Ovos nevados, ou Ile Flottante para os franceses, é uma sobremesa que consiste em um merengue cozido servido sobre um creme a base de ovos, no caso, o crème anglaise.

Essa receita para mim define comfort food. Acolhedora, delicada e extremamente saborosa, me transporta para longe na primeira colherada. De comer fechando os olhos.

Ovos Nevados

Merengue

Ingredientes:

- 3 claras de ovos (em temperatura ambiente)
- 120 g de açúcar refinado
- 500 ml de leite integral

Modo fazer:

Em um recipiente completamente limpo e seco bata as claras até ficarem esponjosas. Delicadamente, acrescente o açúcar e continue batendo até obter picos firmes, ou seja, os picos não podem se desfazer quando os batedores forem levantados. 
Leve o leite para ferver em uma panela, enquanto isso, com a ajuda de duas colheres molde o merengue formando quenelles (formato de três lados). Vale moldar em colheradas também. Coloque o merengue sobre o leite e cozinhe em fervura branda por 15 segundos de cada lado. É rapidinho mesmo, tá? Retire e coloque em um prato.

Crème Anglaise 

Ingredientes:

- 3 gemas (em temperatura ambiente)
- 300 ml de leite integral
- 45 g de açúcar de confeiteiro
- 1 fava de baunilha

Modo de fazer:

Abra a fava de baunilha ao meio, raspe as sementes e coloque em uma panela com o leite para aquecer. Retire a película das gemas e bata com o açúcar. Eu uso um fouet, mas pode ser na batedeira também. Assim que o leite começar a ferver desligue o fogo e vire um pouco sobre o creme de gemas, misturando vigorosamente com o fouet. Depois disso, vire o creme de gemas sobre o leite na panela e mexa em fogo baixo até engrossar. Para saber o ponto certo passe o dedo nas costas de uma colher, deve ficar um traço limpo. Desligue o fogo, espere amornar e disponha o creme em taças com as quenelles por cima. Leve para gelar e sirva frio.

Até a próxima.
Beijos,


Comentários

  1. Olá, adorei a receita. Acho que o merengue ficou um pouco doce, mas muito saboroso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom, Paulo! Feliz que fez e gostou, mesmo achando doce o merengue.:-)

      Excluir
  2. Eu amo essa receita, sirvo com raspas de limão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário