Coq au vin

O Coq au vin é um prato típico da cozinha francesa e cá estou eu testanto, testando, testando. Não sei se já falei aqui, mas adoro frango! Seja grelhado, refogado, assado...menos frito, pois não curto gordura em excesso. Resumo: adorei esse frango marinado e cozido no vinho. O preparo é um pouco longo mas o processo é simples, portanto, capriche na escolha dos ingredientes. Na verdade isso se resume a tudo na cozinha. Como já dizia Julia Child: "Você não precisa cozinhar obras-primas bonitas e complicadas. Basta preparar boa comida de ingredientes frescos." 

Usei a receita que o chef Rolland Villard fez no programa do Olivier Anquier, afinal eles são franceses e entendem do assunto. Confesso que fui um pouco atrevida e alterei algumas coisinhas, até para ficar mais acessível para a maioria. O resultado ficou incrível!! Tudo bem que nunca comi em outro lugar para comparar, mas acredite, vale a pena.

Coq au vin

Para a marinada:

- 4 pedaços de coxa com sobrecoxa
- 1 cenoura grande
- 1 talo de salsão
- 1 cebolas média
- Tomilho, alecrim, folha de louro
- 500 ml de vinho tinto seco

Para o cozimento e acompanhamento:

- Sal e pimenta do reino
- 1/4 xícara de conhaque
- Óleo
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo
- 200 g de cogumelo paris
- 1 cebola média
- 50 g de bacon
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de açúcar
- Salsinha para decorar

Lave e seque os pedaços de frango. Coloque-os em uma vasilha com a cenoura, salsão e cebola picados - pode ser grosseiramente, pois serão descartados no final. Vire o vinho tinto até cobrir e coloque o "bouquet garni" feito com o tomilho, o louro e o alecrim. Deixe marinar na geladeira de um dia para o outro. Quanto mais tempo ficar mais saboroso vai ficar. Eu preparei na noite anterior e finalizei para o almoço do dia seguinte.

Retire os pedaços de frango da marinada e seque-os bem. Tempere com sal e pimenta do reino e reserve. Enquanto isso, peneire o líquido da marinada preservando tanto o vinho quanto os demais ingredientes. Aqueça uma panela com óleo e distribua os legumes, deixando em fogo médio para refogar. Vire o vinho em uma panela e ferva a fim de retirar a espuma que se formar. Reserve. 

Em uma frigideira com óleo sele os pedaços do frango. P.S: Como a minha frigideira não é muito grande fiz esse processo em duas etapas para evitar que se formasse líquido. Vire o conhaque e flambe* com cuidado.

* Flambar significa "passar pela chama". Despeje a bebida na panela e incline-a levemente para capturar a chama do fogão. Deixe o fogo apagar sozinho e tenha muito cuidado para não se queimar.

Coloque o frango com os resíduos da flambagem na panela com os legumes e salpique a farinha de trigo. Vire o vinho, complete com água até cobrir e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 1 hora. Enquanto isso prepare os acompanhamentos. 

Pique o bacon, frite e reserve. Na mesma frigideira coloque uma colher de sopa de manteiga e a cebola picada grosseiramente. Você pode usar a cebola para conserva, aquela menor, mas eu não tinha e fiz com a normal mesmo. Polvilhe o açúcar e mexa até caramelizar. Acrescente ao bacon e reserve.

Limpe os cogumelos paris e corte em fatias finas. Acho legal manter o cabinho para ficar bonito. Aqueça uma panela, coloque o restante da manteiga e refogue os cogumelos. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Retire o frango cozido, coe o caldo já reduzido e descarte os legumes que ainda estejam inteiros. Pronto, agora é juntar tudo em uma panela só. Volte o frango para a panela com o caldo e acrescente as cebolas com o bacon e os cogumelos. Acerte o sal e finalize com a salsinha. Sirva imediatamente.

Acompanha super bem um arroz branquinho ou batatas assadas.



Até a próxima.
Beijos,
Camila

Comentários

  1. Oi Camila,
    Não entendi quando vc diz que os legumes podem ser picados grosseiramente pois serão descartados. Eles não voltam para a panela (2o parágrafo depois dos ingredientes)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lia, tudo bem? Eu tinha me esquecido de escrever que o caldo deve ser peneirado no final. Já alterei o texto. Obrigada pelo recadinho. Beijos, Camila.

      Excluir

Postar um comentário