Saltimbocca de filé mignon

Eu aprendi essa receita na escola e me surpreendi, pois o preparo é muito simples e o resultado delicioso. O saltimbocca é de origem italiana e feito tradicionalmente com carne de vitela, mas como é mais difícil encontrar você pode substituir por filé mignon, inclusive pelo suíno. 

Saltimbocca 
(para duas porções)

Ingredientes:

- 4 escalopes de filé mignon
- 4 fatias de presunto cru
- 8 folhas de sálvia
- 30 ml de vinho branco
- Azeite (quanto baste)
- Farinha de trigo (quanto baste)
- 4 palitos de dente
- Sal e pimenta do reino

Modo de fazer:

Tempere os escalopes com sal e pimenta do reino apenas de um lado. Sobre o lado não temperado coloque  uma folha de sálvia e cubra com uma fatia de presento cru. Com o palito de dente prenda-os. Você deve furar a carne com o palito prendendo a folha de sálvia, o presunto e a carne com o objetivo de fixá-los bem, a fim de que não se soltem durante a selagem. Polvilhe com farinha de trigo e reserve.

Aqueça uma frigideira com azeite e sele primeiro o lado com o presunto até ficar bem dourado. Vire e sele do outro lado rapidamente. Retire a carne da frigideira e deglaceie com o vinho branco. Esse processo serve para retirar do fundo da frigideira os sucos da carne que ficam impregnados na panela. Deixe ferver por alguns minutos e banhe os saltimboccas com o molho. Finalize com uma folha de sálvia por cima de cada escalope.

Sirva com um risoto de sabor neutro, como o de limão siciliano.

Beijos,
Camila

Comentários

Postar um comentário