Base de batata e uma torta de espinafre.


Quando a Dedo de Moça postou uma foto no Instagram mostrando a receita de uma torta de espinafre com base de batata, não pensei duas vezes e testei! 

O resultado foi bacana (o meu marido aprovou!), a única desvantagem é que quando a torta esfria as batatas não ficam tão saborosas, portanto, sirva quente e devore-a na primeira sentada. 

De qualquer maneira adorei a receita. Gosto de variar a apresentação dos pratos e a ideia das batatas fazendo o papel da massa me surpreendeu.


Torta de espinafre
(Dedo de Moça)

Ingredientes:

- 3 batatas grandes
- 2 colheres (sopa) de azeite
- 350g de espinafre
- 2 ovos
- 1 xícara (chá) de ricota
- 1 1/2 xícara (chá) de ervas frescas picadas (usei cheiro verde)
- 100g de queijo feta (usei ricota)
- Raspas de um limão
- Sal e pimenta do reino

Modo de fazer:

Descasque as batatas e com a ajuda de um fatiador de legumes corte em rodelas finas.

Em uma frigideira pincele um pouco de azeite, aqueça, coloque uma camada de batata e doure dos dois lados. As batatas precisam ficar macias, ok? Coloque-as sobre um papel toalha e frite as batatas restantes. Reserve.

Na mesma frigideira adicione o espinafre e cozinhe até murchar. Transfira o espinafre para uma peneira e pressione para retirar o excesso de água.  

Em uma tigela média misture os ovos e a ricota. Adicione o cheiro verde e as raspas de limão. Pique grosseiramente o espinafre e adicione à mistura. Tempere com sal e pimenta.

Unte* uma forma de fundo removível e distribua as batatas fatiadas tampando o fundo e a lateral. Cubra com o recheio e leve ao forno médio preaquecido a 180 graus por aproximadamente 40 minutos.

Forrei a forma com papel manteiga com receio de que as batatas grudassem.

Sirva quente.

Comentários