Sorvete de doce de leite

Esse é um dos melhores sorvetes que já fiz. O sabor e a textura são realmente deliciosos, e eu nem preciso falar do doce de leite que fica mesclado no meio dele...uma verdadeira perdição!

A receita eu busquei no blog da querida Lili do Dona da Casa! Blog, a rainha dos sorvetes deliciosos e das fotos que são poesia. Visita imperdível.

Eu segui a receita na íntegra, afinal de contas, eu não me atreveria a mudar nada em uma receita de sorvete argentino, ditada por uma senhora argentina, que preparou essa receita por mais de 50 anos. E pasmem...essa receita não leva creme de leite!

Bom, aqui em casa usei a máquina de sorvete - um dos melhores equipamentos para quem ama sorvete, ainda mais feito em casa e sem conservante - mas no blog da Lili tem um link de como fazer sem o equipamento. Ora, desculpas não há!!! Prepare todos os ingredientes e delicie-se. Só não esqueça de voltar aqui para me contar o que achou.

Sorvete de doce de leite
Rende 1 litro e meio

Ingredientes:

1 litro de leite integral
500g de doce de leite*
3 ovos caipiras inteiros

Modo de fazer:

Ferva o leite e reserve.

Enquanto o leite ferve coloque os ovos em uma vasilha com a metade do doce de leite e bata com a ajuda de um fouet até ficar homogêneo.

Aos poucos vire um pouco do leite fervido sobre a mistura e continue batendo. Esse processo se chama temperagem e serve para evitar que os ovos cozinhem em contato com o leite quente formando grumos.

Retorne a mistura com os ovos para o restante do leite e cozinhe em fogo baixo até engrossar. O aspecto deve ser de um mingau não muito grosso. Caso cozinhe demais a mistura vai talhar e será preciso batê-la no liquidificador para voltar a ficar lisa.

Desligue o fogo e acrescente o restante do doce de leite, mas deixe algumas colheradas para o final do preparo.

Resfrie a mistura e coloque na máquina de sorvete por 20 minutos. Quando estiver firme adicione as colheradas de doce de leite enquanto bate. Leve ao freezer por pelo menos 2 horas antes de servir.

* Use um doce de leite de qualidade para que o resultado do sorvete seja impecável. Eu adoro o "La Serenissima", "Havanna" e o doce de leite "Jercey de Itu".



Comentários

  1. Estou tentando perder uns quilinhos e 'dou de cara' com essas fotos maravilhosas e essa receita deliciosa. Como resistir?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa, Regina! Fico feliz que tenha gostado. Beijos, Camila.

      Excluir
  2. Estou fazendo essa tentação agora. Uma coisa q percebi é que, ao levar ao fogo, é só ferver e pronto senão talha. O meu talhou 😦. Acho q é por causa das claras. Depois conto o resultado.

    ResponderExcluir
  3. Estou fazendo essa tentação agora. Uma coisa q percebi é que, ao levar ao fogo, é só ferver e pronto senão talha. O meu talhou 😦. Acho q é por causa das claras. Depois conto o resultado.

    ResponderExcluir
  4. Máquina de sorvete ??? E se eu não tiver? ?

    ResponderExcluir
  5. Será q posso utilizar leite condensado cozido ao invés do doce de leite industrializado??

    ResponderExcluir

Postar um comentário