Terrine de sorvete



Aproveitando esse calor intenso preparei uma Terrine de sorvete na melhor versão: fácil, gostoso e bonito. Digo isso porque ninguém resiste a um sorvete, principalmente se ele vier enformadinho e coberto de frutas frescas. E se você precisar de uma sobremesa pá-pum, aqui está!

Mas o que é Terrine? Terrine é o nome dado ao recipiente fundo, que pode ser retangular ou oval, onde são preparadas algumas receitas. Comumente chamamos os pratos que são enformados de Terrine. Veja aqui outra sobremesa servida da mesma forma.

Essa sobremesa geladinha foi pensada para a Hercules, empresa super parceira que sempre prestigia o meu trabalho.

Terrine de sorvete

Ingredientes:

1 forma de bolo inglês* 
250 ml de sorvete de baunilha**
250 ml de sorvete de amora **
60g de amoras frescas (mais algumas para decorar)
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de água
Gotinhas de limão
Plástico filme 

Modo de fazer:

Deixe o sorvete descongelar um pouco para conseguir moldá-lo com facilidade, enquanto isso forre toda a forma com o plástico filme e deixe uma sobra para cobrir o topo.

Intercale os dois sabores de sorvete dentro da forma e vá colocando as frutas. Sugiro picar as frutas em pedaços pequenos, caso contrário ficará difícil cortar depois.

Nivele o sorvete com a ajuda de uma colher e tampe com o plástico filme para levar ao freezer. Espere no mínimo duas horas antes de servir. Enquanto isso, faça a calda.

Coloque as amoras na panela, o açúcar, as gotinhas de limão e a água. Com a ajuda de um garfo aperte as frutas para soltar o suco. Deixe ferver até engrossar um pouco e reserve. Essa caldinha é bem simples e fiz mesmo só para valorizar a sobremesa. 

Desenforme o sorvete umedecendo as laterais da forma com um pouco de água morna.

Coloque a terrine sobre um prato, desenforme com cuidado, verta a calda e finalize com as frutas frescas.

* Usei a forma modelo 90-25 da Hercules
**Você pode variar os sabores dos sorvetes e colocar as frutas de sua preferência.

Agora ficou fácil caprichar na apresentação do sorvete.

Até a próxima.

Comentários