"Nhoque" de batata-doce e inhame


Sabe uma receita fácil, gostosa e suculenta? É essa!!! Agora o melhor mesmo é saber que esse "nhoque" - entre aspas, porque essa é uma adaptação sem farinha - é muito nutritivo. 

Alguns truques você precisa saber para acertar de primeira, por isso fique atento à receita e ao método de preparo,ok?

Quero dizer também que fiz um ensopado de linguiça que já postei aqui , mas fique livre para preparar o molho de sua preferência. Algumas opções que combinam super bem: pesto de manjericão, molho básico de tomate, bolonhesa...Bom, capriche no molhinho que você adora fazer e seja feliz!!

Separe todos os ingredientes e mãos na massa...


"Nhoque" de batata-doce e inhame
(3 porções)

- 260g de batata-doce descascada e crua (uso da casca roxa)
- 260g de inhame descascado e cru
- 1 dente de alho inteiro sem casca
- 3 colheres (sopa) de manteiga
- azeite
- queijo ralado a gosto
- sal e noz-moscada a gosto

Pique a batata-doce e o inhame em pedaços iguais (isso facilita o cozimento por igual).

Cozinhe os legumes com o alho no vapor até ficarem bem macios. É fundamental que seja no vapor para evitar que absorvam muita água.

Com a ajuda de um espremedor de batatas reduza tudo a um purê e tempere com sal e noz-moscada a gosto. A massa fica macia, mas bem consistente (repare na primeira foto).

Espere esfriar completamente antes de moldar as bolinhas.

Comece formando pequenas bolinhas com as mãos e modele formas irregulares. Eu gosto de fazer assim para que o molho seja melhor absorvido, mas você pode fazer bolinhas bem redondinhas e lisas também.

Aqueça a manteiga com o azeite em uma frigideira larga e antiaderente. Aos poucos coloque as bolinhas da massa e sele rapidamente. Retire e repita esse processo até que todas a massa esteja envolvida na manteiga.

Forre uma assadeira individual ou tamanho família com o molho de sua preferência. Coloque o "nhoque" por cima sem sobrepô-los demais. Como essa é uma massa bem sensível ela perde muito da estrutura do nhoque normal, feito com ovo e farinha. Por isso você não consegue cozinhá-la em água fervente. E nem tente, pois ele se dissolve na água.

Cubra a massa com azeite e pimenta do reino. Finalize com uma generosa camada de queijo ralado na hora. Uso muito aqui em casa queijo meia cura e parmesão.

Leve ao forno na função grill até dourar. E atenção!!! Não deixe tempo demais no forno, caso contrário as bolinhas vão se desfazer.

A última dica: como essa mistura não leva ovo, você pode simplesmente passá-la na manteiga e servir com o molho sem passar pelo forno. Optei por fazer assim para gratinar o queijo e deixar o meu prato mais suculento.

Sirva imediatamente.
´
Até a próxima!
Beijos


Comentários

  1. O meu nhoque não deu certo de jeito nenhum, o purê ficou muito mole, mesmo cozinhando no vapor! Fiquei frustrada :-(, tive que colocar ovo e farinha até ganhar consistência, cozinhei como o nhoque normal e depois fritei na manteiga! Não ficou ruim, mas não ficou a massa leve como eu gostaria!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que pena, Ligia!! Tente novamente para entender o que pode ter acontecido de errado. Beijos.

      Excluir
  2. Fiz essa receita e fiquei simplesmente apaixonada! Até meu marido que é meio enjoado, gostou.
    Obrigada! Bjoss

    ResponderExcluir
  3. Nossa Camila, preciso dizer que esta receita é deliciosa! Acabei de fazer para o almoço e amei, a textura é ótima e o sabor bem leve. Meu marido, que não come inhame nem sob tortura, adorou. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Izabella, que bom saber que deu certo e que vocês gostaram!! :-)

      Excluir
  4. Fiz nhoque e ficou muito bom!!
    Eu usei aquele inhame maior e um pouco menos de batata doce, deu o ponto certinho da massa.
    Muito obrigada por compartilhar essa receitinha maravilhosa, fica super leve e saborosa

    ResponderExcluir

  5. Tudo bem Camila?
    Fiz hoje essa receita, mas como não tinha inhame adaptei com batata inglesa. A massa ficou bem macia, não acho que ficou na consistência do da foto. 😬
    Ficou gostoso mas com a alteração acho que perdeu o ponto.
    Vou tentar novamente!!!
    Abraços 🤗

    ResponderExcluir

Postar um comentário