Bolo de limão - simples e gostoso!


O que dizer deste bolinho? Que é gostoso, muito fofinho e cítrico na medida. O método é o cremoso, ou seja, parte da aeração da manteiga com o açúcar o que torna esse bolo perfeito para formas trabalhadas. 

Como eu prefiro dedicar o meu tempo desenvolvendo receitas a escrever infinitamente aqui - o que em teoria já me rouba vários minutos - vamos ao que interessa... O melhor bolo de limão da vida!! Verdade, viu?


Bolo de limão

200g de manteiga sem sal
300g de açúcar refinado / 1 1/2 xícara (chá)
150g de ovos / 3 ovos inteiros
280g de farinha de trigo / 2 xícaras (chá) 
2g de sal refinado / 1/4 colher (chá)
8g de fermento em pó / 2 colheres (chá)
15ml de suco de limão / 1 colher (sopa)
230ml de leite integral
60ml de suco de limão / 1/4 xícara (chá)
Raspas de 2 limões taiti

Preaqueça o forno a 180 graus.

Unte com manteiga uma forma redonda e de furo no meio de aproximadamente 23 cm de diâmetro e polvilhe farinha de trigo. 
Derreta a manteiga e use um pincel de silicone para espalhar a gordura por toda a forma. Só polvilhe a farinha de trigo minutos antes de virar a massa, isso evita que a manteiga absorva a farinha aumentando as chances do seu bolo grudar na forma. Eu prefiro untar com manteiga ao óleo, além de deixar o sabor mais gostoso o bolo fica mais douradinho. Tudo bem untar com desmoldante - uso o Carlex Spray feito com óleo vegetal - mas ainda assim polvilho a farinha no final. Uma dica importante: retire todo o excesso de farinha batendo a forma sobre a bancada para deixar uma camada bem fina, ok? O resultado é uma cobertura mais homogênea e lisinha, principalmente em formas muito desenhadas. 

Vire os 15ml de suco de limão no leite e reserve. 
Esse é o buttermilk caseiro. Comece por ele, pois precisa de um repouso de 10 minutinhos antes de ser adicionado à massa. O aspecto é talhado, por isso não se assuste! Ele vai garantir uma textura aveludada ao bolo.

Misture e peneire os ingredientes secos: farinha de trigo, sal e fermento.

Junte a manteiga e o açúcar e bata na batedeira até obter um creme claro e fofo. Isso leva em média 4 minutinhos. Acrescente as raspas dos limões e misture bem.
Essa é a etapa mais importante do método cremoso, pois é na aeração da manteiga com o açúcar que ajudamos a incorporar ar à massa. Você pode usar o globo ou a raquete da batedeira, mas a raquete é ideal para massas pesadas - nosso caso!. A manteiga tem que estar macia ao toque (ponto de pomada), nunca derretida ou gelada, ok? 

Quebre os ovos em uma vasilha e bata com um garfinho para homogeneizar. Vire-os em duas adições na batedeira e bata apenas para incorporar.
É muito comum a massa talhar neste momento e isso se deve à diferença de temperatura entre os ingredientes. Esta é uma das justificativas para usar todos os ingredientes em temperatura ambiente.

Alterne a adição dos ingredientes secos com os líquidos (buttermilk e o restante do suco de limão). Comece pelos secos, líquidos, secos, líquidos e secos. 
Esse processo é bem rápido e deve ser feito na velocidade baixa da batedeira ou à mão. Bater demais a farinha desenvolve o glúten e não queremos uma massa pesada aqui, muito pelo contrário. 

Transfira a massa para a forma e leve ao forno por aproximadamente 40 minutos.
Bolos amanteigados e mais densos são perfeitos para formas muito trabalhadas por conta da boa estrutura da massa. O tempo de forno pode variar também. Cheiro de bolo é um sinal que está quase pronto, portanto fique atento.

Retire o bolo e desenforme de morno para frio. 
Isso é ainda mais importante quando usamos essas formas de alumínio fundido da Nordic Ware. Elas precisam de um tempo maior para amornar, pois retêm o calor por mais tempo. As formas da Nordic são facilmente encontradas na Amazon dos EUA. Eles entregam no Brasil, mas o valor do frete e impostos é altíssimo. 

Sirva assim, simples e sem cobertura. Fica delicioso com uma boa xícara de café.

Comentários

  1. O bolo ficou lindo ! Camila, pode me dar uma dica? Eu tenho essa forma da nordic ware. Eu não posso untar com manteiga e farinha pois tenho restrição ao leite e ao glúten. meus bolos costumam grudar um pouco no fundo dessa forma, geralmente uso óleo de coco e farinha de coco ou cacau. Você tem uma dica para que eu consiga untar a minha forma? Ela é super linda ♥ obrigada pelo conteúdo, conheci agora e adorei o blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, tudo bem? Obrigada por me visitar e deixar a sua dúvida. Gordura vegetal derretida funciona super bem, daí é só você polvilhar com fécula de batata. Você já tentou? A dica de polvilhar no final funciona bem. Outra coisa importante é deixar o bolo ficar morno antes de desenformar. Espero ter ajudado. Beijos.

      Excluir
    2. Licencinha pra ajudar também... moça a dica da Camila super funciona. Eu costumo untar com margarina becel e farinha de arroz. Acho que são ingredientes mais acessíveis.

      Excluir
  2. Boa tarde Camila! Sigo vc no instagram, parabéns por todo capricho e amor em tudo!! Eu não utilizo açúcar branco em casa.. vou tentar com demerara.. pretendo bater eles antes no liquidificador para ficar menos granulado.. alguma sugestão? Obg!! Bjs!! Leninha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leninha, tudo bem? Que bom saber que você gosta do meu trabalho!! :-) Pode usar o demerara na mesma proporção, mas sempre bata no liquidificador para triturar os cristais. Se eles forem inteiros para a batedeira você vai ter que bater demais para conseguir incorporar com a manteiga e pode perder o ponto dessa etapa tão importante. Mande notícias. Bjos.

      Excluir
  3. Olá Camila,conheci seu blog,através do instântaneo e já tentei fazer este bolo de limão,mas o meu ficou com a massa solada,o que pode ter dado errado será.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Taninha, tudo bem? São muitas as variáveis para um bolo solar. Será que você bateu demais a farinha? Ou incorporou pouco os demais ingredientes? Tene novamente seguindo as dicas, ok? Beijos.

      Excluir
  4. Não só o melhor bolo de limão, mas o melhor bolo que já comi. Maravilhoso. Amo suas receitas, seu blog, seu jeito de ser. Você é de simplicidade, uma doçura. Vc me passa verdade. Parabéns pela receita. Trabalho com bolos e doces, vc é uma inspiração pra mim. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Acabei de fazer esta receita, mas meu bolo murchou. Ele ficou super fofinho e delicioso, no entanto, nao ficou bonito, ficou bem murcho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que dó, Suelen...o que pode ter acontecido? Será que não bateu demais a manteiga com o açúcar? Tente novamente porque ele é muito gostoso e fofinho. :-)

      Excluir
  6. Amei, tudo em seu Blog. Tenho uma dúvida, o suco de limão é puro? Quero fazer o bolo sem errar nada.

    ResponderExcluir
  7. Camila
    gosto muito de suas receitas.O bolo de limão murchou e ficou mole, igual um pudim. Ficou impossivel de se comer. O que será que deu errado?

    ResponderExcluir
  8. Escrevo esse comentário degustando meu 1o bolo de limão graças a essa receita maravilhosa. Por razões de disponibilidade imediata substituí o leite por iogurte natural e o limão pelo siciliano. Ficou divino! Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Me ajude com uma dívida, tenho uma forma dessa mas não consigo desmoldar nenhum bolo, todos grudam, já tentei untar de mil maneiras. Desenformar quente, morno e frio e nada da certo. Tem alguma dica??? Beijos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priscila, tudo bem? Eu expliquei na receita que precisa untar e desenformar morno. As formas da Nordic são mais difícies mesmo. Espero ter ajudado. Beijos

      Excluir
  11. Sou apaixonada pelo seu blog e trabalho, já fiz seu bolo de milho, fubá e doce de leite de caneca e são divinos, um verdadeiro abraço para quem experimenta. Obrigada por compartilhar suas gostosuras 😋😘.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Juliana, que bom saber que gosta do meu trabalho. Fiquei feliz daqui. Beijo grande

      Excluir
  12. Camila, qual é a marca da usa forma, você pode dizer? Fiz a receita do bolo de iogurte com limão....maravilhoso...e comprei uma forma de silicone especialmente para ele. Ficou lindo porém um pouquinho mais escuro no fundo. Não chegou a queimar mas bem diferente do seu. Tem alguma dica especial para assar nessas formas? Pus a minha de silicone em cima de outa forma tipo de rocambole, baixinha e de alumínio. Sucesso...você é fantástica!

    ResponderExcluir
  13. Fiz a sua receita !!! Ficou perfeito e todos amaram...😘😘😘

    ResponderExcluir
  14. Será que ficaria perfeitamente bom com laranja a laranja daria um buttermilk

    ResponderExcluir

Postar um comentário