Bolo de fubá cozido


Esta é uma das receitas de maior valor afetivo pra mim. Cresci comendo este bolo e amava quando a minha mãe o preparava naquela forma de alumínio toda amassada e antiguinha. Engraçado como essas coisas marcam a vida da gente, né? 
Já contei que um dos bolos preferidos dos meus filhos é o de fubá, e seja ele em qualquer versão, faço e repito sempre. A minha mineirice não resiste a um bolinho de fubá, a uma memória afetiva, ao sorriso da minha duplinha quando o bolo sai do forno. "Bora" fazer bolo porque o resultado vem cheio de sabor e alegria.


Bolo de fubá cozido


180 g de fubá fino
250 g de leite integral
200 g de açúcar refinado
150 g de ovos 
155 g de manteiga sem sal
1/4 colher chá de sal
1/2 colher sopa de fermento em pó 
1 colher chá de erva-doce (opcional)
50 g de queijo Canastra picado (opcional)

Preaqueça o forno a 180 graus.Unte uma forma pequena de aprox. 20 cm de diâmetro com manteiga e polvilhe fubá. Use desmoldante se preferir. Reserve.

Em uma panela coloque o fubá, o leite, 150 g de açúcar, a manteiga e o sal. Leve ao fogo baixo e cozinhe até obter uma pasta cremosa que desgrude da panela. Deixe esfriar completamente.
Esse processo não é demorado - leva uns 12 minutinhos - e você precisa mexer sem parar para evitar que se formem grumos, caso isso aconteça use um fouet para misturar e incorporar bem.

Depois do creme frio coloque as gemas e misture com uma espátula. Acrescente a erva-doce, o fermento em pó e misture. Por último, o queijo picado em pedaços pequenos.

Bata as claras em neve e acrescente os 50 g de açúcar restantes. Bata até incorporar bem. Vire 1/3 das claras na massa e misture. Incorpore o restante das claras e agregue  delicadamente. 
As claras precisam estar firmes, mas úmidas e brilhantes. Bater demais as deixam quebradiças e ressecadas interferindo no resultado final do bolo. Acrescentar açúcar às claras faz com que elas fiquem mais estruturadas e não percam o seu volume quando vc misturá-las com a massa pesada do bolo.

Por último, acrescente o queijo picado em pedaços pequenos.

Vire na forma e leve ao forno por aproximadamente 30 minutos. Desenforme e polvilhe açúcar com canela para decorar.

P.S: Esta receita rende um bolo pequeno, mas você pode (e deve!) dobrá-la. 

Comentários

  1. Hummmm deu água na boca.vou fazer.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia! Eu cresci comendo bolo de fubá cozido da minha vó. Antigamente eu não gostava de erva-doce no meio dele, mas hoje eu vejo como faz total diferença e gosto muito. A erva-doce entra como um abraço nesse bolinho com gosto de infância. <3

    ResponderExcluir
  3. Boa noite! Apenas uma duvida. O fubá é 150 gr ou uma xicara de 250 gr? Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Viviane. 1 xic de fubá equivale a 150g. A xic padrão que uso é de 250 ml, mas não se confunda. Beijos

      Excluir
  4. Bom dia Camila!!
    Essa forma de bolo também é show... consigo achá-la pra comprar aqui no Brasil?
    Qual o nome?
    Beijos e obrigada

    ResponderExcluir
  5. Fiz com leite de coco e óleo de girassol...adaptei pra uma versao sem lactose...e ficou MARAVILHOSO tb 😉

    ResponderExcluir
  6. Vou fazer essa receita! Ameiiii
    Uma dúvida: como eu dobro a receita? Pois já li que aumenta apenas a quantidade de ovos e farinha de trigo. Está correto? Abraços e obrigada :-)

    ResponderExcluir
  7. Suas formas de furo Central são lindas! Poderia indicar alguma?

    ResponderExcluir
  8. é melhor falar quantos ovos usa do que falar em gramas, vamos facilitar

    ResponderExcluir
  9. Minha mãe também fazia esse bolo. A diferença é que ela colocava para assar em uma panela de ferro sobre o fogão à lenha e por cima da panela, uma tsmpa velha com brasa em cima. Ficava com a casquinha tostadinha, simplesmente inesquecível.

    ResponderExcluir
  10. Receita complicada quantidade de ovos 150 gramas nem todo mundo tem balança em casa descomplicada povo.

    ResponderExcluir
  11. olá, estou doidinha para fazer este bolo! Mas precisarei dobrar a receita! Porem se dobrar a receita serão 310gr de manteiga mesmo? Não é muito? Obrigada. Seu trabalho é lindo e as fotos de apaixonar...

    ResponderExcluir

Postar um comentário