Pão de leite

09 setembro, 2015
Eu gosto muito de pão, mas confesso que faço pouco. Primeiro, porque o preparo muitas vezes é longo, e com dois filhos pequenos fica mais complicado. Segundo, porque eu não resisto a um pão quentinho e como mais do que poderia. Fato.

No domingo fez frio e a chuva não perdoou. Além de ter caprichado no almoço me atrevi a preparar um pão para o lanche da tarde. Abri o livro "Do forno para a mesa" e no capítulo de Pães Clássicos e Artesanais encontrei essa receita de pão de leite, ou na íntegra, "Pane al latte". 

Que mãe não se encantaria com a descrição: " Macio e levemente doce, é perfeito para as crianças, mas servido no café da manhã ou no lanche da tarde, conquista qualquer adulto." Animei.

Pão de leite

Ingredientes:

- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
- 200 ml de leite morno
- 500 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 ovos, sendo 1 batido para pincelar
- 50 g de manteiga sem sal derretida
- semente de papoula (opcional)
- óleo para untar

Eu fiz o preparo na batedeira usando o batedor de gancho, mas você pode misturar tudo em uma vasilha e sovar com as mãos.

Preparo:

Coloque o fermento no leite, junte 2 ovos ligeiramente batidos e misture levemente na batedeira. Aos poucos adicione a farinha de trigo peneirada, misturada com o sal, açúcar e as sementes de papoula (opcional), intercalando com a manteiga derretida. Deixe bater por aproximadamente 15 minutos, ou até que a massa fique lisa, brilhante e elástica, sem grudar nas mãos.

Coloque em uma tigela untada, cubra com plástico filme e deixe descansar em local fechado até dobrar de volume.

Sobre uma superfície enfarinhada, pressione a massa com o punho. Sove e modele 3 rolos, cortando em pedacinhos para formar as bolinhas.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha e posicione as bolinhas deixando espaço entre elas. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.

Preaqueço o forno a 180 graus e pincele o ovo batido sobre a massa. Salpique as sementes de papoula (opcional) e asse de 20 a 30 minutos, ou até dourar.

Sirva quentinho com manteiga e uma bela xícara de café.

Guarde os pãezinhos em local fechado e no dia seguinte aqueça no forno ou microondas antes de servir.

Beijos,
Camila

2 comentários

  1. Maravilhoso,vou fazer,depois conto.Maravilhada com suas receitas,fotos,seu carinho,muito obrigada por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso,vou fazer,depois conto.Maravilhada com suas receitas,fotos,seu carinho,muito obrigada por seu trabalho.

    ResponderExcluir