Pão de leite

Eu gosto muito de pão, mas confesso que faço pouco. Primeiro, porque o preparo muitas vezes é longo, e com dois filhos pequenos fica mais complicado. Segundo, porque eu não resisto a um pão quentinho e como mais do que poderia. Fato.

No domingo fez frio e a chuva não perdoou. Além de ter caprichado no almoço me atrevi a preparar um pão para o lanche da tarde. Abri o livro "Do forno para a mesa" e no capítulo de Pães Clássicos e Artesanais encontrei essa receita de pão de leite, ou na íntegra, "Pane al latte". 

Que mãe não se encantaria com a descrição: " Macio e levemente doce, é perfeito para as crianças, mas servido no café da manhã ou no lanche da tarde, conquista qualquer adulto." Animei.

Pão de leite

Ingredientes:

- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco
- 200 ml de leite morno
- 500 g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 3 ovos, sendo 1 batido para pincelar
- 50 g de manteiga sem sal derretida
- semente de papoula (opcional)
- óleo para untar

Eu fiz o preparo na batedeira usando o batedor de gancho, mas você pode misturar tudo em uma vasilha e sovar com as mãos.

Preparo:

Coloque o fermento no leite, junte 2 ovos ligeiramente batidos e misture levemente na batedeira. Aos poucos adicione a farinha de trigo peneirada, misturada com o sal, açúcar e as sementes de papoula (opcional), intercalando com a manteiga derretida. Deixe bater por aproximadamente 15 minutos, ou até que a massa fique lisa, brilhante e elástica, sem grudar nas mãos.

Coloque em uma tigela untada, cubra com plástico filme e deixe descansar em local fechado até dobrar de volume.

Sobre uma superfície enfarinhada, pressione a massa com o punho. Sove e modele 3 rolos, cortando em pedacinhos para formar as bolinhas.

Unte uma assadeira com manteiga e farinha e posicione as bolinhas deixando espaço entre elas. Cubra e deixe descansar por mais 30 minutos.

Preaqueço o forno a 180 graus e pincele o ovo batido sobre a massa. Salpique as sementes de papoula (opcional) e asse de 20 a 30 minutos, ou até dourar.

Sirva quentinho com manteiga e uma bela xícara de café.

Guarde os pãezinhos em local fechado e no dia seguinte aqueça no forno ou microondas antes de servir.

Beijos,
Camila

Comentários

  1. Maravilhoso,vou fazer,depois conto.Maravilhada com suas receitas,fotos,seu carinho,muito obrigada por seu trabalho.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso,vou fazer,depois conto.Maravilhada com suas receitas,fotos,seu carinho,muito obrigada por seu trabalho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário