Brandade de bacalhau com tapenade de azeitonas


Duas coisas que adoro e que funcionam super bem juntas: brandade de bacalhau e tapenade de azeitonas pretas. O post é dois em um, daí você pode preparar cada receita em situações diferentes, ou juntá-las em um prato só! 

A minha versão da tapenade foi simplificada, mas ainda assim é deliciosa. É que a versão original leva anchovas, e eu não costumo ter em casa.


Brandade de bacalhau
(duas porções)

Ingredientes:

- 100 g de bacalhau dessalgado
- 2 batatas Monalisa
- 150 ml de creme de leite*
- 1 folha de louro
- 3 dentes de alho
- azeite
- sal e pimenta do reino 

*Substituí por leite integral, mas com creme de leite fica beeem mais gostoso. Só fiz isso para economizar algumas calorias.

Modo de fazer:

Cozinhe as batatas até ficarem bem macias e passe-as por um espremedor. Elas precisam ficam sem grumos.

Corte o bacalhau e cozinhe no creme de leite junto com a folha de louro e os dentes de alho inteiros sem a casca. Coe o leite, pique o alho e desfie o bacalhau.

Aqueça uma frigideira com um fio de azeite e coloque o alho para refogar. Acrescente o bacalhau e mexa um pouco. Coloque o purê de batatas, tempere com sal e pimenta do reino e vá colocando o leite aos poucos, apenas para acertar a consistência.

Tapenade de azeitonas pretas
(duas porções)

Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de azeitonas pretas sem caroço
- 1 colher (sopa) de alcaparras
- 1 colher (sopa) de nozes ou castanhas picadinhas
- 1/2 dente de alho
- salsinha
- azeite
- sal e pimenta do reino

Modo de fazer:

Pique finamente as azeitonas, as alcaparras, as nozes, o alho e a salsinha. É para picar bem pequenininho mesmo, mas se preferir use o processador.

Coloque em uma vasilha e acrescente o azeite aos poucos. O resultado é de uma pasta mais rústica. Acerte o sal e a pimenta.



Um belo pão torrado acompanha super bem as duas receitas. Aqui, sugiro uma montagem única, intercalando a brandade com a tapenade. A batata palha entrou apenas para acrescentar mais textura ao prato, mas é opcional.

Até a próxima!

Comentários

  1. Camila!! Fiz essas duas receitas ontem e foi um sucesso. Meu marido amou! Ficaram deliciosas. Parabéns! Todas as suas receitas ficam perfeitas, obrigada por compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que coisa mais linda saber disso! Obrigada pela visita. :-)

      Excluir

Postar um comentário