Maminha com cerveja preta


Eu estava doida para publicar essa receita e hoje consegui. Aqui em casa consumimos muito frango (já disse que eu adoro!), por isso estou variando os pratos no final de semana e essa carne é simplesmente maravilhosa!!

Quando passei no açougue a peça de maminha estava tão linda que eu não resisti, comprei já pensando no sabor e na praticidade dessa receita. Bom, prepare-se para caprichar nos acompanhamentos e surpreender a família com essa receita super simples e deliciosa.

Maminha com cerveja preta

Ingredientes:

- 1 kg de maminha 
- 3 cebolas médias
- 1/2 cenoura picadinha 
- 1/2 talo de salsão (opcional)
- 1 folha de louro
- 1 lata de tomate pelado
- 1 lata de cerveja preta
- sal e pimenta do reino a gosto
- salsinha/cebolinha 

Modo de fazer:

Separe a carne inteira e tempere com o sal e a pimenta do reino. Se a sua panela for pequena, corte a peça em duas partes.

Descasque as cebolas e corte em pedaços grandes. Corte a cenoura e o salsão em pedaços pequenos. O salsão é opcional, não deixe de fazer a receita caso não tenha, ok?

Forre o fundo da panela de pressão com as cebolas, a cenoura, o salsão e a folha de louro e cubra com a carne.

Vire a lata de tomate pelado (inteiros ou picadinhos) e a cerveja preta. Não se preocupe se os líquidos não cobrirem a carne, é assim mesmo.

Deixe cozinhar por aproximadamente 35 minutos após o apito da pressão. Resfrie a panela e abra com cuidado. Verifique o cozimento da carne, acerte os temperos e, se for o caso, retorne para a pressão até  a carne ficar macia. 

Retire a peça de carne da panela, fatie antes de servir e peneire o caldo quente sobre as fatias. Finalize com salsinha, cebolinha ou tomilho frescos. 

Esse prato acompanha super bem um arroz soltinho, legumes assados, além de ser perfeito para rechear um pãozinho francês ou pão de queijo.



Comentários

  1. Delícia, Camila! Já fiquei imaginando ela recheando um pãozinho francês como você sugeriu :-)
    Bjs, Leticia - Cozinha Vibrante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Letícia, bom demais!!! Feliz de ter você aqui. Bjs

      Excluir
    2. Oi tirei sua receita e vou esperimentar.Já estou com água na boca, um pão quente e essa carne ummmmm.bjs Virgínia quase fitness.

      Excluir
  2. Olá! Estou testando a receita hoje :D
    O caldo fica ralo mesmo ou pode reduzir ele fervendo mais tempo?
    O cheiro já está maravilhoso! Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie! Realmente não é um caldo grosso, mas você pode reduzi-lo para não ficar tão líquido. Espero que tenha dado certo e que você tenha gostado da receita. Bjs, Camila.

      Excluir
    2. Vi essa receita de outro site e também fiz em casa. Pra engrossar o caldo, use um pacote de creme de cebola assim como vi na outra receita. Fica excelente!

      Excluir
    3. Eu gostei da receita, por que não vai sopa de cebola que tem muito sódio

      Excluir
  3. Essa cerveja preta é aquela doce,do tipo malzibier?Ou é aquela sem doce,que é a caracu?

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de saber se os tomates pode ser frescos sem pele e sem sementes? E se posso substituir o salsao???

    ResponderExcluir
  5. Faço essa receita e fica divina, a única diferença é que coloco um pacote de sopa de cebola junto.

    ResponderExcluir
  6. Recomendo usar a carne cortada em pedaços menores e colocar o creme de cebola que é no fim do cozimento. Fiz a receita com a carne em uma peça única e adicionei o creme de cebola junto com todos os ingredientes ( misturei tudo antes de colocar na panela e pressão ) a carne demorou bem mais de 35 minutos para cozinhar o que fez com que o creme de cebola queimasse e ficasse agarrado no fundo da panela passando um gostinho de queimado ao prato. Vou fazer novemente mas da forma que mencionei no início deste comentário. Espero ter ajudado.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns! Que receita maravilhosa. Adorei, fiz hoje e o prato fez sucesso.
    Obrigada pela Receita. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Desculpe, não pus meu no - Sônia Pires

    ResponderExcluir
  9. Maravilha de receita e realmente parece ficar deliciosa,gosto muito de cozinhar e de comer é claro,então farei essa receita para experimentar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário