Bolo integral de banana com granola


Umas das receitas de bolo integral que mais faço é essa aqui. Um bolo com base de banana e super rico em ingredientes do bem. A granola eu faço em casa e sempre vario os ingredientes. O que vale é retirar as frutas secas antes de levar o bolo ao forno para evitar que elas fiquem queimadinhas. Depois do bolo assado é só colocar por cima novamente e servir com uma xícara de café quentinho.




Bolo integral de banana com granola
(xic chá de 240ml)

3 bananas médias bem maduras 
3 ovos inteiros

½ xíc chá de óleo de coco

½ xíc chá de uvas-passas brancas ou pretas
2 colheres chá de mel (opcional) *

1 ½ xíc chá de amaranto em flocos **

½ xíc chá de farinha de aveia em flocos finos
1 pitada de sal
1 colher sopa de fermento em pó
2 colheres sopa de chocolate 80% cacau picadinho

½ xíc chá de granola 


* eu só uso o mel da Mbee que é o melhor da vida 

** caso não encontre amaranto use aveia

Modo de fazer:

Preaqueça o forno a 180 graus.

Corte um pedaço de papel manteiga e forre o fundo e as laterais de uma forma de bolo inglês de aprox. 30x15 cm. Deixe sobrar o papel nas laterais para servir de alça no momento de retirar da forma.

Coloque a granola em uma vasilha e retire todas as frutas secas. Elas não devem ir ao forno junto com a massa, pois ficarão queimadinhas - o que a gente não quer! 


No liquidificador bata as bananas, os ovos, o óleo, as uvas-passas e o mel. Acrescente o amaranto, a aveia, o sal e bata mais um pouco. Fica uma massa grossinha, então desligue o liquidificador no meio do processo e mexa com uma espátula para não sobrecarregar demais o seu equipamento.

Vire a massa em uma vasilha e coloque o fermento em pó. Misture bem e acrescente o chocolate picado. Verta a massa na forma e cubra com a granola. Leve ao forno coberto com uma folha de papel manteiga para evitar que a granola escureça demais. Asse por aprox. 30 min. Desenforme o bolo e coloque por cima as frutas secas retiradas da granola.


Fica incrivelmente úmido e delicioso! Pode confiar.

Comentários

  1. Eu fiz essa receita e ficou simplismente maravilhosa!!! Agora eu faço sempre aqui em casa. E muito bom ter opções de bolos sem açúcar refinado né :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom saber que gostou!!! Também acho. Em breve tem mais receitas assim. Beijos

      Excluir
  2. Faz muito tempo que procuro essa receita. Aqui tem uma loja que vende e é bem carinho. Vou fazer. Obg p compartilhar receitas maravilhosas.

    ResponderExcluir
  3. Posso colocar 1/2 xíc. de leite desnatado para a massa ficar molhadinha?

    ResponderExcluir
  4. Oii.. teria como substituir o oleo de Côco? Obrigada pelas suas receitas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário